Inmet prevê chuvas generalizadas para Mato Grosso e boa parte do Brasil Central

Previsão é que haja chuvas mais intensas a partir dessa terça-feira (05) em Mato Grosso

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo com Notícias Agrícolas

CHUVA
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (04) - Fonte: Inmet

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam para chuvas mais intensas a partir dessa semana na região central do Brasil. As previsões meteorológicas indicam que a partir desta terça-feira (05) Mato Grosso tenha precipitações mais intensas, tendo em vista que o bloqueio atmosférico perde força, facilitando o deslocamento da umidade.

De acordo com o site Noticias Agrícolas, as precipitações podem beneficiar as lavouras de milho safrinha que já começam a ser semeadas, mas podem prejudicar a colheita da soja, que em muitas regiões de Mato Grosso, estão em andamento. Especialistas alertam, no entanto, que os produtores fiquem em alerta com relação ao clima.

O Centro Norte do Brasil deverá apresentar acúmulos hídricos de até 400 milímetros em apenas 24 horas: Centro-Norte de Mato Grosso, centro de Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste de Goiás e Oeste de Minas Gerais, também devem apresentar volumes próximos. As chuvas mais concentradas devem seguir até o final da semana.

“Os modelos Cosmo e GFS mostram que a chuva vai chegando aos poucos pela área central do Brasil já a partir de segunda-feira e depois aumenta de volume com o passar dos dias. Na terça-feira, há uma organização ainda maior”, disse ao Notícias Agrícolas Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.