Cuiabá já recebeu mais de 100 quilômetros de novas redes de água e esgoto

0

Mais de 100 quilômetros de novas redes de água e esgoto já foram instalados ao longo das quatro regiões do município. O avanço na área de saneamento básico é uma das principais bandeiras do prefeito Emanuel Pinheiro. Contando com a parceria também da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Arsec), o compromisso do gestor é de que sejam entregues obras de qualidade, com um menor impacto possível no dia a dia do cidadão.

A postura adotada pelo chefe do Executivo tem sido determinante para que os índices de cobertura do essencial serviço evoluam substancialmente na Capital. Dessa forma, o Município planeja que, já ao fim de 2019, o percentual de áreas atendidas pela rede coletora – considerando o esgoto captado e tratado nas estações – salte dos 33%, recebidos em 2017, para 61%. Além disso, o projeto geral, firmado pelo prefeito, estabelece que, até 2024, o índice chegue à marca de 91%, elevando Cuiabá ao patamar de umas das cidades mais ambientalmente sustentáveis do país.


Continua depois da publicidade

Cientes dos desafios e do compromisso com a população, Prefeitura, Arsec e Águas Cuiabá vêm ampliando a interlocução e o acompanhamento da execução das obras. “Solicitei à Arsec que mantenha intensa a fiscalização das obras para que essa rotina seja um vetor de qualidade nos serviços executados pela concessionária de serviços de água e esgoto. O interesse público em prol de um saneamento de qualidade é prioridade na gestão”, anuncia Pinheiro.

Conforme o panorama de serviços executados apresentado pela concessionária, já foram implantados 57 quilômetros de novas redes no sistema de esgotamento sanitário. Outros 43 quilômetros de novas tubulações de água também foram incorporados à rede, com o objetivo de trazer mais eficiência ao abastecimento de água na cidade. 

-Continua depois da publicidade ©-

“Estamos fazendo as adequações necessárias em cumprimento às determinações da Prefeitura Municipal e Arsec, inclusive, contratando novas empresas em substituição às que não estejam atendendo a qualidade de serviços que exigimos e que Cuiabá merece. O compromisso da concessionária, pactuado em contrato e também junto ao Ministério Público, é o de entregar serviços de qualidade à população”, destaca o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

Obras

Os trabalhos de implantação de novas redes fazem parte do plano emergencial de saneamento básico, previsto no contrato de concessão e em acordo firmado junto ao Ministério Público Estadual. O documento contempla a implantação, modernização e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. O plano prevê investimentos da ordem de R$ 228 milhões até o final de 2019.





-Patrocinador-