Policlínica do Planalto suspende atendimento por 48 horas por suspeita de meningite

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Policlínica do bairro Planalto terá seus serviços suspensos por 48 horas, devido à suspeita de meningite em um paciente.

A decisão passa a valer a partir das 19h desta terça-feira (04) e, de acordo com o coordenador da unidade, Antônio Carvalho, segue o protocolo do Ministério da Saúde, uma vez que a meningite é contagiosa e pode ser transmitida por meio do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado.


“Em casos suspeitos de meningite, precisamos tomar medidas para, em caso de confirmação, evitarmos a contaminação de outras pessoas. Dessa forma, além de ofertarmos alta aos casos passíveis de concluirem os tratamentos em casa e de transferirmos os demais para as unidades de Pronto Atendimento 24h mais próximas, não podemos receber pacientes até que cheguemos a um diagnóstico para que as devidas providências sejam tomadas” explicou.

O diagnóstico da meningite é confirmado após a realização do exame da punção lombar que consiste em retirar uma pequena quantidade de líquido presente na coluna por meio de uma injeção.

  Município de Mato Grosso prepara entrega de nova ponte na comunidade do Monjolo

Segundo o coordenador, apenas após este procedimento é possível constatar ou não se o paciente está infectado com a doença. “Havendo confirmação, o mesmo será encaminhado para o tratamento em isolamento e, em qualquer das hipóteses, após as 48 horas de abertura de protocolo sobre a suspeita, a unidade é submetida à desinfecção e, após iss, reiniciar os atendimentos”, finalizou.

Durante esse período, a SMS orienta aos pacientes que busquem os atendimentos nas demais unidades de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde do Município.


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui