Manual de medicamentos feito em 2014 é atualizado em forma de cartilhas

Manual de medicamentos feito em 2014 é atualizado em forma de cartilhas

0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica, atualizou o Manual de Medicamentos criado em 2014, com enfoque no seu acesso e uso.

Os dois primeiros manuais foram desenvolvidos pela Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT) em 2014 para púbicos distintos. Devido ao dinamismo inerente ao setor “Assistência Farmacêutica”, a secretaria-adjunta de Unidades Especializadas solicitou revisão do conteúdo dos manuais editados. Assim, surgiu a segunda edição do Manual de Medicamentos: Acesso e Uso.


As cartilhas têm como objetivo contribuir com o uso racional de medicamentos, bem como colaborar com a divulgação de informações sobre o acesso a medicamentos, fortalecendo, assim, a política de Assistência Farmacêutica no Estado.

A segunda versão do manual de medicamento foi elaborada para atingir os mais diversos públicos: profissionais da saúde; Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Gestores de Saúde e usuários do sistema de saúde. Para conseguir atingir os diversos públicos citados, o material foi estruturado no formato de perguntas e respostas e conta com uma resposta rápida redigida de forma simples, um resumo no final de cada conteúdo e um texto mais elaborado e detalhado para o público que assim desejar.

  Mulher é detida por atear fogo em imagem de Nossa Senhora Aparecida em frente a igreja em MT

As cartilhas explicam o que são medicamentos, quais os riscos e benefícios que esta tecnologia pode oferecer, bem como informa a responsabilidade de seu provimento por cada ente federado e explica como se dá a incorporação dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). São abordados ainda outros temas relacionados a medicamentos e por isso é importante que o público em geral acesse e conheça o material.

O Manual de Medicamentos pode ser acessado no site da SES (www.saude.mt.gov.br/cpft), ícone MEDICAMENTOS – CPFT-MT (Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica), no item Manuais e Protocolos. Para acessar o Manuel é só entrar no link: http://www.saude.mt.gov.br/arquivo/8674


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui