Estão abertas as inscrições para o módulo especial da Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva da Fruticultura focado na vitivinicultura promovido pela Embrapa. O curso será de 4 a 6 de dezembro, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no sitewww.embrapa.br/agrossilvipastoril. O preenchimento do formulário de inscrição, no entanto, não garante a vaga. Como o número de lugares é limitado, caso haja procura maior do que a disponibilidade, a comissão organizadora irá selecionar aqueles profissionais com maior afinidade ao tema.


A capacitação tem como público prioritário profissionais de assistência técnica e extensão rural, produtores rurais e demais profissionais ligados à cadeia produtiva da uva em Mato Grosso.

Programação

A capacitação terá carga horária de 20 horas, distribuídas entre atividades teóricas e visita técnica. A parte em sala de aula será ministrada pelo pesquisador Reginaldo Teodoro de Souza e pelo analista João Carlos Taffarel, ambos da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves).

No primeiro eles abordarão o panorama da viticultura no Brasil, o perfil e particularidades da viticultura de clima tropical, a implantação de vinhedos, sistemas de cultivo e cultivares de uva para processamento e os sistemas de cultivo e cultivares de uva de mesa.

  Brasil amplia área agrícola que usa técnicas sustentáveis

No segundo dia a programação teórica continuará com informações sobre manejo de solo e condução de vinhedos, manejo fitossanitário da viticultura, processamento de uva e legislação sobre sucos e processamento de uva para elaboração de vinho. Também serão apresentados cases de produção de uva em Mato Grosso.

No terceiro dia da capacitação, os participantes farão uma visita técnica à propriedade rural de Nelson e Cecília Maziero, no município de Sinop. Em uma aula prática, os instrutores abordarão as técnicas de plantio, a poda e condução, tecnologia de aplicação, alternativas de manejo e cultivares.

Capacitação

O módulo especial sobre vitivinicultura é parte da capacitação continuada de técnicas que atuam na cadeia produtiva da fruticultura em Mato Grosso coordenada pela Embrapa Agrossilvipastoril.


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui