Ayrton Senna é o patrono do esporte brasileiro

Senna morreu maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Reprodução/AYRTON SENNA: O Último Ídolo do Brasil

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a Lei 14.559, de 2023, que declara o piloto Ayrton Senna da Silva como patrono do esporte brasileiro. A homenagem é proveniente de projeto (PL 2.793/2019) do deputado Filipe Barros (PL-PR), e foi aprovado em 29 de março  no Plenário do Senado com relatório do então senador Dário Berger apresentado à Comissão de Educação (CE).

Na justificação da proposta, Barros destaca a atuação esportiva de Ayrton Senna e sua representatividade para o esporte brasileiro. Ayrton Senna foi piloto de Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990 e tornou-se o maior ídolo brasileiro do automobilismo. Nasceu em São Paulo em 1960 e morreu em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino.

[Continua depois da Publicidade]

Berger destaca no relatório que Senna foi um ídolo nacional. “No auge de sua atuação, representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E em cada conquista, fazia questão de demonstrar seu orgulho de ser brasileiro”. O relator citou pesquisas de opinião que reconhecem o piloto como “um herói nacional e um dos grandes esportistas da nossa história”.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .