Senado pode votar regulamentação da Inteligência Artificial (IA) nesta semana

O Senado Federal está prestes a votar o projeto de lei que cria o marco regulatório da Inteligência Artificial (IA) no Brasil.

Com um atraso de um ano, a comissão temporária responsável pela análise do projeto se reunirá nesta terça-feira (3) para discutir o relatório do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Caso o relatório seja aprovado, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar a pauta em votação no plenário, com previsão para quinta-feira (5).

Impasses Resolvidos e Avanço na Trâmitação

O cronograma original previa a conclusão das discussões até dezembro de 2023, mas uma série de impasses políticos e a pressão das big techs retardaram o processo.

A principal solução para destravar a tramitação foi um acordo entre o governo e o relator da proposta, que, apesar de ser da oposição, alinhou interesses para o avanço do projeto. Além disso, diversos estados demonstraram interesse em ver a regulamentação da IA aprovada, o que também impulsionou a proposta.

O Potencial de Investimentos em Datacenters

A regulamentação da IA pode trazer significativos investimentos estrangeiros para o Brasil, com um potencial superior a R$ 400 bilhões nos próximos anos, especialmente em datacenters (centros de processamento de dados).

A expectativa é que a criação de um ambiente mais seguro e regulamentado aumente a confiança de investidores, aproveitando o potencial de energia limpa e renovável do país.

O que Diz o Projeto de Regulamentação da IA

O relator do projeto, senador Eduardo Gomes, fez ajustes importantes no texto, como a retirada de regras que aumentavam o custo da cadeia econômica de IA e o foco em tecnologias consideradas de alto risco, aquelas que afetam diretamente direitos fundamentais como saúde, educação e segurança pública.

O projeto ainda prevê um tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas e startups.

Essas alterações ajudaram a mudar a posição de entidades como a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que agora apoiam o projeto.

Além disso, Gomes garantiu que os produtores de IA terão liberdade de expressão assegurada, afastando temores sobre o controle de conteúdo pelo governo. O texto também inclui a regulamentação dos direitos autorais, oferecendo proteção para os produtores de conteúdo.

Próximos Passos

Se aprovado no Senado, o projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados ainda neste ano, com o objetivo de encerrar as discussões e implementar as novas regras que irão moldar o futuro da IA no Brasil.