40.6 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioSAÚDETrês exercícios de respiração para os mais dias secos

Três exercícios de respiração para os mais dias secos

Por METRÓPOLES

Os dias secos que têm assolado as grandes cidades nos últimos tempos trazem inúmeros prejuízos para o sistema respiratório. Assim, para além da importância de cuidar da saúde da pele e olhos, sabia que é essencial manter o pulmão em dia para enfrentar o tempo seco? Afinal, é graças aos pulmões e suas trocas gasosas entre sangue e meio ambiente que vivemos.

Uma forma de cuidar do órgão é através dos exercícios de respiração, que, quando associados a movimentos de braços e pernas, podem trabalhar o corpo como um todo e fortalecer a saúde pulmonar.


--Continua depois da publicidade--

Dessa forma, o fisioterapeuta Cadu Ramos separou três exercícios respiratórios para te ajudar a condicionar o pulmão. Confira:

Exercício 1

 

  • 3 séries de 3 repetições;
  • Os idosos podem fazer sentados e os mais jovens em pé;

Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. Agora inspire o ar levantando os braços para frente e inspire descendo em direção à frente das pernas.


--Continua depois da publicidade--

Exercício 2

  • 3 séries de 5 repetições;

Sentado em posição ereta 90 graus, coloque as suas mãos cruzadas no peito, inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas, se abaixando e levantando em movimento leves e sempre com as costas retas.

 

Exercício 3

  • Para crianças e idosos;
  • Pode ser feito três vezes ao dia (manhã, tarde e noite);

Puxe o ar bem forte até encher o pulmão completamente e solte até esvaziar por completo. Faça o mesmo, mas agora em dois tempos: puxe o ar bem forte em dois tempos e solte em dois tempos. Puxe o ar profundamente e segure a respiração por 8 segundos, depois solte.

O fisioterapeuta ainda indica, para crianças, brincadeiras de encher bexigas, assoprar velinhas, pega-pega, pique-esconde e jogar bola para impulsionar o condicionamento do pulmão. “Essas são atividades de estimular o condicionamento físico, e consequentemente trabalham os pulmões”, finaliza o fisioterapeuta.

Além disso, lembre-se: para enfrentar o tempo seco, é essencial beber bastante água! Vale ainda manter os umidificadores à postos e evitar sair na rua nos horários de pico.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe visita de secretária de Educação de Marcelândia
setembro 23, 2021
SOLIDARIEDADE
Lucas do Rio Verde sedia mais uma etapa da campanha de doação de sangue neste sábado (25)
setembro 23, 2021
EM BUSCA DA SEDE PRÓPRIA
Projeto para construção da sede própria da Defensoria em Lucas será apresentado na próxima semana
setembro 23, 2021
Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021