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sexta-feira, 28 janeiro, 2022
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Como ganhar dinheiro com o Instagram?

Por Redação Finanças Yahoo

O Instagram é uma das maiores redes sociais no mundo com mais de 1 bilhão de usuários. No Brasil, são 110 milhões de pessoas utilizando o aplicativo, segundo o relatório da We Are Social e Hootsuite. Parte desses usuários utilizam a rede social como meio de sustento ou mesmo para gerar uma renda extra.

Os chamados influenciadores estão presentes nos mais diversos nichos, de moda a investimentos. Ao contrário do que se pode imaginar, para ganhar dinheiro no Instagram não é necessário ter milhares de seguidores. O que conta realmente é o engajamento gerado. É claro que o número de pessoas que acompanham um determinado perfil vai impactar no quanto se pode faturar com a plataforma.


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Por exemplo, os mega influenciadores geralmente já têm o histórico de serem pessoas famosas, possuem mais de 1 milhão de seguidores e podem ganhar até R$ 500 mil por mês com ações realizadas no Instagram. O nano influenciador, por sua vez, possui entre 1 mil e 10 mil seguidores, mas também pode chamar atenção de marcas e faturar entre R$ 500 e R$ 2.500 mensais.

Muitos são os detalhes que vão ditar como é possível gerar renda através do Instagram. o Yahoo Finanças lista abaixo 5 maneiras possível de ganhar dinheiro com a rede social, confira:

  1. Posts patrocinados
  2. Marketing de afiliados
  3. Ferramenta Selos
  4. Divulgação de serviços e produtos
  5. Loja online

Posts patrocinados

Uma das maneiras mais conhecidas de conseguir ganhar dinheiro no Instagram é através de posts patrocinados. Quem busca gerar renda dessa forma, precisa negociar com uma empresa que pretende divulgar um produto ou serviço através do perfil do influenciador. É preciso sinalizar aos seguidores que a propaganda é uma parceria paga com a empresa. Caso não haja essa sinalização, a pessoa responsável pelo perfil pode ter problemas com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Os posts patrocinados podem funcionar para todas as categorias de influenciadores, do mega ao nano, desde que sejam criadores de conteúdo que gerem engajamento com seus seguidores.


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Marketing de afiliados

Em junho deste ano, o Instagram anunciou os testes de uma ferramenta dentro do próprio aplicativo que irá permitir o marketing de afiliados, maneira de geração de renda já utilizada por outras redes sociais e plataformas online. Com essa ferramenta, os criadores de conteúdo poderão compartilhar produtos de empresas com seus seguidores e receber comissões com as vendas que incentivarem.

Assim como nos posts patrocinados, o mecanismo de afiliados também será sinalizado. Na parte superior da publicação afiliada de um influenciador aparecerá o aviso “qualificado para comissão”, indicando as pessoas que comprarem os produtos que estão apoiando também o criador de conteúdo.

Ferramenta Selos

As lives certamente foram um fenômeno durante a pandemia. Com isso, uma das inovações recentes do Instagram foi a ferramenta Selos. Com ela, é possível receber doações de fãs e seguidores durante uma transmissão ao vivo. Os valores são:

1 coração: US$ 0,99 (R$ 5,50 na cotação atual)

2 corações: US$ 1,99 (R$ 11,05)

3 corações: US$ 4,99 (R$ 27,71)

Há também como ganhar prêmios do próprio Instagram cumprindo algumas metas, como fazer transmissões a cada 30 dias ou com pelo menos 30 minutos de duração. Para a opção “Selos” estar habilitada é preciso ter uma conta comercial.

Divulgação de serviços e produtos

O Instagram pode ser também uma excelente vitrine de divulgação para serviços e produtos. Se você vende algum produto específico e tem um número razoável de seguidores, pode usar seu perfil para fazer ações de marketing digital e divulgação. Ou se você oferece algum serviço, como por exemplo, aulas de Yoga, é possível utilizar o perfil para fazer lives ou pequenos vídeos para divulgar o seu trabalho e assim atrair mais clientes.


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Loja online

Um dos recursos do Instagram é a possibilidade de criação de uma loja online onde é possível criar categorias e subcategorias com os produtos, incluindo os preços e a descrição de cada item. É importante ressaltar que a comercialização dos produtos não é feita pela rede social, ela direciona para uma plataforma de e-commerce em que seus produtos estejam cadastrados para serem comercializados, como por exemplo, o Mercado Livre ou mesmo um site oficial da marca. Sendo assim, o Instagram ajuda a organizar os produtos que você pretende vender, divulgar e direcionar para o site de finalização da compra.

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