27 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioVARIEDADESTECNOLOGIAComo atrair e reter a atenção da geração Z para vender mais

Como atrair e reter a atenção da geração Z para vender mais

Por CenárioMT

A geração Z já é considerada como responsável por grande parte da fatia das vendas em diferentes tipos de mercado. Com isso, empresas de diversos ramos devem investir em atrair e reter os centennials. Saiba mais!

Eles cresceram inseridos no contexto online das mídias sociais, são conhecedores de tecnologia e mais mente aberta e inclusivos do que qualquer outra geração. A Gen Z ou centennials são os nascidos entre 1997 e 2012 – jovens entre 9 e 24 anos que estão começando a entrar no mercado de trabalho e devem atingir um enorme poder de compra por volta de 2026. 

Mas, para conquistar a confiança dessa geração, engajando-a, atraindo-a e mantendo-a fiel a sua marca, é preciso investir agora em estratégias de marketing que entendam o comportamento e atinjam as expectativas deste público. Não vai demorar muito para que os centennials se tornem o maior grupo de consumo e, além disso, mesmo grande parte ainda sendo jovem demais para ganhar o próprio dinheiro, eles já detêm uma influência sem precedentes nas decisões de compra da família.

Uma pesquisa realizada pelo Institute for Business Value, da empresa global IBM, entrevistou mais de 15 mil centennials entre 13 e 21 anos e mais 20 executivos de grandes companhias e aponta que 70% desses jovens dizem exercer seu poder sobre o comportamento de consumo da família em relação a móveis, objetos para a casa e alimentos e bebidas.

Assim, já é possível imaginar a força que eles representarão quando tiverem o próprio cartão de crédito. Um artigo da Insider Intelligence projeta que, só nos Estados Unidos, a porcentagem de compradores online da Gen Z deve ser de 85% em 2025. 

Qual a melhor maneira de fazer parte do grupo de marcas favoritas e aproveitar esse potencial de negócios? Primeiramente é preciso entender quem é a Gen Z e compreender seus traços de personalidade, comportamento e valores desta geração. 

Como a Gen Z se comporta?

Consumidores ativos que se posicionam e questionam, eles são incomodados sociais crônicos que lutam pelo politicamente correto, defendendo avidamente a diversidade e inclusão. Eles não querem ser enquadrados em definições pré-estabelecidas e estereotipadas. 

Sempre online, eles esperam ter tudo disponível através da ponta dos dedos 24 horas por dia, sete dias por semana e tem alto padrão de qualidade ao decidir como usam o tempo conectados além de se preocupar muito com a segurança online. Estas características comprovadas pelas estatísticas tendem a convergir ainda mais à medida em que os centennials ganham idade. 

Nesse contexto, até marcas de itens encontrados em supermercados terão que vender online, embora esse cenário já tenha mudado. Afinal, com a quarentena, a venda online de produtos de supermercados disparou.

Características e estatísticas da Gen Z

  • Ganham o primeiro smartphone, em média, aos 12 anos de idade;
  • Comunicam-se principalmente através de mídias sociais e mensagens; 
  • Preferem o streaming à Tv e conteúdo rápido que pode ser consumido através dos smartphones e computadores;
  • 60% não usariam um aplicativo ou site lento e 62% não os acessariam se fossem difíceis de usar;
  • 74% passam a maior parte do tempo livre online;
  • 75% acessam a web principalmente pelo celular;
  • 71% usam mais de uma rede social;
  • 66% classificam como importante que uma marca venda produtos de alta qualidade;
  • 45% escolhem marcas comprometidas com a sociedade e o meio ambiente.

Com base nestes dados, o que é essencial para conquistar a Gen Z e alcançar melhores resultados? Veja, a seguir, alguns insights que podem ser úteis para construir sua estratégia. 

1. Adote uma estratégia focada em acessos através do seu desktop – conteúdo online relevante, de qualidade, fácil de consumir e que não toma muito tempo. Uma ótima opção é o streaming, queridinho dos centennials. Aproveite todos os recursos disponíveis como editores, filtros e programas para criar vídeos com fotos, anúncios e e-commerce para o Facebook, Instagram e Tik Tok e aposte na criação de um canal no YouTube.

2. Conecte-se com eles em tempo real, possibilitando o uso de chats para comprar, resolver problemas, tirar dúvidas e interagir.

3. Deixe claros os seus propósitos, valores e consciência social, ambiental e política, além de mostrar-lhes o quanto se importa com as preocupações e necessidades que eles têm.

4. Adote as características empreendedoras que eles possuem.

5. Permita que a interação com eles gere novas ideias, experiências, produtos e serviços.

6. Recompense-os com base no que eles julgam importante e faça-os sentir que o dinheiro que gastam com sua marca é valorizado e otimizado.

7. Não os faça esperar e invista em relacionamento personalizado e humano para gerar experiências únicas, aumentando seu tráfego orgânico. Essa é uma excelente estratégia de marketing.

8. Ofereça um ambiente online seguro, transparente, com privacidade de dados e políticas bem definidas. 

9. Estabeleça parcerias com influenciadores digitais da Gen Z.

Esteja em constante atualização

A Gen Z está em contínua mudança, não gosta de padrões e entende a vida como algo em constante evolução. Para acompanhar estas características é importante sempre estar atento a novidades e ao que acontece no mundo. 

Analise dados sobre o seu público, adapte-se e questione-se sempre se está operando da maneira mais adequada para servir o consumidor sem subestimar o poder de compra e influência desta geração que promete seguir transformando comportamentos.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,332FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

GUARDA MUNICIPAL EM AÇÃO!
Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Esporte e Lazer divulga circuito da Corrida Setembro Amarelo
setembro 23, 2021
FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021