Bosch, Volkswagen e Shell desenvolvem gasolina que reduz em 20% as emissões de CO2

A Shell tem como plano inicial disponibilizar o combustível em postos regulares ao longo do ano, começando na Alemanha.

Fonte: CenárioMT

A fornecedora de tecnologia Bosch, a fabricante de veículos Volkswagen e a multinacional de energia e petroquímica Shell desenvolveram a Blue Gasoline, um combustível que reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2) por quilômetro percorrido em 20%.

Como a Bosch indicou em um comunicado, este novo combustível contém o equivalente a 33% de energias renováveis, o que permite que suas emissões sejam reduzidas em 20% em comparação com a gasolina.

“No caminho para a mobilidade ecologicamente correta, devemos nos certificar de que não deixamos nenhuma oportunidade técnica inexplorada, começando com a eletromobilidade e terminando com combustíveis renováveis”, disse o presidente da divisão de Soluções de Sistemas de Propulsão da Bosch, Uwe Gackstatter.

Nesse sentido, ele indicou que cada grama de CO2 que para de emitir pode ajudar a atingir os objetivos climáticos. Este novo combustível estará disponível nas estações de reabastecimento da Bosch ainda este ano.

Por sua vez, o diretor de Desenvolvimento de Motores de Combustão Interna da Volkswagen, Sebastian Willmann, ressaltou que a Blue Gasolina é outro componente “fundamental” na redução das emissões de veículos, uma vez que será “particularmente adequada” para uso em modelos híbridos plug-in.

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Este tipo de gasolina vem depois do Diesel Azul, aumentando assim a gama de combustíveis renováveis e de baixo carbono. “Nosso novo combustível agora também dá aos motores a gasolina um grande passo à frente em termos de sustentabilidade”, acrescentou Felix Balthasar, Chefe de Combustíveis Especiais da Shell.

Entenda por que o combustível está tão caro2021 03 19 10:54:56
Este novo combustível contém até 33% de fontes renováveis, garantindo, segundo as marcas, uma redução das emissões de carbono de pelo menos 20% por quilómetro.

Saiba mais sobre combustíveis sintéticos

Apesar de tudo, esforços ainda são necessários antes que os combustíveis sintéticos possam se estabelecer no mercado. As instalações de processamento ainda são caras e existem apenas algumas plantas de teste, mas o Ministério da Economia e da Energia da Alemanha apoia os combustíveis sintéticos como parte da iniciativa “Energia alternativa no transporte”. O uso generalizado destes combustíveis também será auxiliado pela crescente disponibilidade de eletricidade a partir de energias renováveis e, assim, uma consequente queda de preços.

Combustíveis sintéticos são produzidos exclusivamente com o auxílio de energias renováveis. Em um primeiro estágio, o hidrogênio é produzido a partir da água. O carbono é, então, adicionado para produzir o combustível líquido e pode ser reciclado a partir de processos industriais ou mesmo capturado pelo ar por meio de filtros. A combinação de CO2 e H2 resulta em combustível sintético, que pode ser gasolina, diesel, gás ou até mesmo querosene.