A cidade de Salvador é a capital da Bahia e tem uma energia e beleza sem igual, que poucas cidades no mundo conseguem igualar. No passado, já foi a magnífica capital da colônia do Novo Mundo de Portugal e, hoje, a capital baiana é o coração pulsante da comunidade afro-brasileira do país.

Seu centro brilhantemente colorido é um museu vivo da arquitetura dos séculos XVII e XVIII, repleto  de igrejas cheias de ouro e histórias para contar, além de diversos edifícios e monumentos arquitetônicos que revelam muito da cultura local e também sobre a história do Brasil e suas características mais fundantes.

Características culturais em Salvador

Em meio a riqueza cultural e a realização de diversas expressões artísticas, festivais acontecem com frequência na capital soteropolitana do país, com pessoas sorridentes com os corpos pintados batendo tambores. Em outras partes da cidade, um espírito diferente flui à medida que multidões de adeptos religiosos celebram e se reconectam com os deuses africanos nas cerimônias de candomblé.

De fato, não há outro lugar no mundo em que a cultura dos descendentes dos escravos trazidos da África tenha sido tão bem preservada como em Salvador – da música e da religião às tradições culinárias, de danças e também de artes marciais.

Além do mais, o famoso carnaval de  Salvador acontece nas ruas no final de fevereiro até o início de março, onde a música e a espontaneidade governam e trios elétricos (bandas amplificadas eletricamente tocando em caminhões carregados de caixas de som) movimentam dois milhões de foliões em um frenesi. Durante uma semana inteira, eles dançam, bebem e beijam até cair, acordando no dia seguinte e começando tudo de novo, até chegar a quarta-feira de cinzas! A cada ano, a cidade designa um tema para o Carnaval e decora a cidade de acordo, sendo um destino procurado por turistas do mundo todo!

Perspectivas do mercado imobiliário

No quesito de construção civil, Salvador alavanca o posto de cidade brasileira mais procurada para se adquirir um imóvel, especialmente por suas belezas naturais e características climáticas e geográficas. O posicionamento de Salvador é ideal para seu status de porto, pois fica na península entre a Baía de Todos os Santos e o azul do Oceano Atlântico.

Embora este porto e a baía sejam lindos, eles também têm um papel muito importante na exportação de mercadorias. Isso, por sua vez, influencia enormemente a economia local e é um elemento que faz a cidade ser procurada mundialmente como destino de diversos investidores interessados em imóveis em Salvador, além de turistas e até mesmo brasileiros que buscam por melhor qualidade de vida, ao ritmo de vida baiano, sem todo o agito de cidades frenéticas como Rio de Janeiro e São Paulo.

Pesquise bem e tenha um corretor de confiança em Salvador

Se você procura por um imóvel em Salvador, o primeiro passo para isso ;e selecionar o corretor de imóveis certo pode fazer toda a diferença quando se trata de encontrar a casa dos seus sonhos e negociar o melhor preço. Justamente, porque fazer sua pesquisa antecipadamente pode ajudá-lo a tomar uma decisão sábia e escolher um corretor imobiliário qualificado e adequado às suas necessidades.

Lembre-se de que você está criando um relacionamento comercial. É importante que você trabalhe bem em conjunto, pois pode levar vários meses até que todo o processo de compra ou venda seja concluído. Desfrute de uma xícara de café com alguns agentes antes de tomar uma decisão de qual parceiro é ideal para você escolher por sua casa ideal dentre as opções de imóveis em Ondina que você estiver pesquisando.

Centro histórico de Salvador pode não ser a melhor opção

Por mais que você goste de toda a cultura que emana da Bahia, em especial de toda a energia existente no Centro Histórico de Salvador, morar e conviver diariamente num local tão central da cidade pode até parecer atraente e conveniente para muitas pessoas, especialmente se você é do tipo que gosta de ter tudo por perto, a uma curta distância. Contudo, embora os elementos essenciais da vida sejam facilmente acessíveis, o quadro financeiro ao longo do tempo pode lhe roubar uma certa qualidade de vida, além de que os períodos de carnaval podem te dar um pouco de transtorno por morar nessa região.

Sendo assim, verifique imóveis em bairros menos agitados, especialmente se estiver procurando por algo para morar com a família e leve em consideração o custo e o tempo de seus deslocamentos. Embora viver no centro histórico de Salvador pareça algo incrível, você pode encontrar possibilidades de moradia melhores em outros bairros soteropolitanos.

Melhores regiões para visitar e investir em imóveis em Salvador

Uma das principais atrações de Salvador é o litoral, dos quais existem aproximadamente 50 quilômetros. Algumas das praias também estão localizadas nas margens da baía, e não do oceano. Isso oferece aos visitantes variedade, sem nunca negociar vistas magníficas. Por ser um destino turístico popular, Salvador é amplamente equipada (em termos de transporte, acomodação e infraestrutura) para atender os visitantes internacionais.

Durante uma viagem a Salvador, vale a pena explorar as seguintes atrações:  Fortaleza de Mont Serrat, Praia do Porto da Barra – eleita uma das melhores praias do mundo, Ilha de Itaparica na Baía de Todos os Santos, Morro de São Paulo em Valença – uma ilha que só é acessível por barco ou avião, Parque Jardim dos Namorados,  Parque Costa Azul, Parque da Cidade e Parque de Pituaçu.

Dentre os melhores bairros para morar, destacam-se Alphaville, Ondina, Rio Vermelho, Horto Florestal, Cabula, Brotas, Caminho das Árvores e Barra. Certamente, algum deles tem a melhor possibilidade de infraestrutura e valor comercial adequado ao seu bolso, variando muito em relação a ofertas de mercado e características. Por isso, ao pensar em comprar um imóvel em Salvador, como por exemplo investir em um apartamento no Rio Vermelho, consulte bem a proximidade do bairro desejado com seu local de trabalho, existência de escolas, centro comerciais, hospitais, padarias e da estrutura que você necessita para viver com toda a qualidade de vida que a capital baiana tem para lhe oferecer.

Gostou deste post? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (12/08/2020)


Amazonia 03 de Junho