23.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 04 dezembro, 2020
Início VARIEDADES Prepare-se para ver muitas estrelas cadentes nos próximos dias

Prepare-se para ver muitas estrelas cadentes nos próximos dias

Por Marcos Calil e Josélia Pegorim - Clima Tempo

Prepare-se para ver um monte de estrelas cadentes nos próximos dias, o nome popular de “chuva de meteoros”. Desta vez, será possível ver alguns meteoros riscando o céu até em cidades cheias de luzes artificiais, que geram a chamada poluição luminosa. A chuva de meteoros Orionids está no céu e é fácil de achar!

A chuva de meteoros Orionids, que ocorre na constelação de Órion, promete dar um lindo show no céu nos próximos dias. É considerada a melhor chuva de meteoros do mês de outubro para o ano de 2020.  Além disso, tem mais três fatores que vão tonar mais convidativa a ideia de passar uma madrugada em claro olhando para o céu, se as nuvens deixarem, claro.

1 – Sem luz da Lua

Lua não irá atrapalhar a observação, pois o nosso satélite natural não estará presente no céu durante a ocorrência da chuva de meteoros Orionids;

2- Magnitude dos meteoros

Por causa da magnitude dos meteoros, os observadores localizados nas cidades com poluição luminosa poderão contemplar alguns meteoros riscando o céu. Logicamente, melhor será para quem estiver observando os meteoros numa cidade sem poluição luminosa;

3 – Fácil de achar no céu

Localizar a chuva de meteoros Orionids no céu noturno é relativamente fácil porque ela ocorre “perto” das “Três Marias”, que são fáceis identificar no céu;

Quem poderá observar?

Qualquer observador localizado no Brasil, desde que tenha um céu sem nuvens ou com pouca nebulosidade.

Para a madrugada de 20 de outubro, será o melhor dia para observar a chuva de meteoros Orionids, a nebulosidade e as condições para chuva são altas em grande parte do país.

No mapa abaixo, as regiões com apenas 1 estrela podem ter pancadas de chuva que começam na noite do dia 19 de outubro e se prolongam pela madrugada do dia 20, ou chove só na noite do 19, mas muitas nuvens ficam na madrugada do dia 20, ou ainda só chove na madrugada da terça, 20.

Pode ocorrer também de começar a chover na madrugada do dia 20, mas a chuva parar até o meio da madrugada. De qualquer forma, nas áreas com 1 estrela, a nebulosidade e a chuva podem impedir a apreciação das estrelas cadentes.

A chuva de meteoros Orionids

A chuva de meteoros Orionids é proveniente do cometa Halley. O período de observaçãodessa chuva está compreendido entre 02 de outubro e 07 de novembro, sendo que o melhor momento de observação irá ocorrer na virada de 19 para 20 de outubro. Mesmo que as condições meteorológicas não sejam favoráveis entre 19 e 20 de outubro, ainda assim será possível contemplar a chuva Orionids entre as noites de 17 a 22 de outubro.

Essa chuva possui incidência de meteoros rápidos, com velocidade de 67 km/s e magnitude aparente de 2.5. Essa magnitude, ou seja, o brilho dos meteoros, permite realizar a observação nas cidades que possuem poluição luminosa.

De acordo com a International Meteor Organization (IMO), essa chuva apresentou pouco menos de 20 meteoros, entre os anos de 2014 e 2016, sendo previstos para 2020, cerca de 20 meteoros por hora. Sendo assim, em média, poderemos contemplar cerca de 1 meteoro a cada 3 minutos.

Astronomia ao vivo no Youtube

Todas as terças feiras, às 21 horas, o professor Marcos Calil entra ao vivo no seu canal do Youtube, para informar os amantes da Astronomia Observacional sobre quais fenômenos astronômicos observar no céu.

Em especial, no programa que está gravado desta última terça feira, 13 de outubro de 2020, o professor Marcos Calil explica como observar os planetas, a luz cinérea da Lua, a aproximação da Lua com os planetas Mercúrio e Vênus, além desta bela chuva de meteoros.

Assista agora o programa para contemplar os diversos fenômenos astronômicos no céu da sua cidade https://www.youtube.com/watch?v=HzpR3h3-cQ4 , se inscreva no canal e siga Marcos Calil no Twitter e no Instagram (@MarcosCalil).Bons céus!



Artigoshttps://www.cenariomt.com.br/artigo/
O CenárioMT está sempre aberto a profissionais que desejam dividir seu conhecimento com os leitores por meio da divulgação do seu trabalho em um veículo com credibilidade e conteúdo relevante. Pensando nisso, o CenárioMT estreou um espaços exclusivo para opiniões. Envie seu artigo agora mesmo para o e-mail redacao@cenariomt.com.br.
- Publicidade -

Últimas

Brasil tem mais de 40 mil casos de Covid por dia na média móvel

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais...

Governo vai cobrar por SMS que 2,6 milhões de pessoas devolvam auxílio emergencial irregular

O governo federal deve enviar, ainda este mês, mensagens de celular a 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício. O...

Libertadores: Grêmio vence Guaraní e está nas quartas de final

O Grêmio garantiu nesta quinta-feira (3) a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores após derrotar o Guaraní (Paraguai) em Porto Alegre...

Senado aprova ampliação de uso de fundo da aviação civil

O Senado aprovou hoje (3) um Projeto de Lei (PL) que autoriza o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para...
Publicidade
x