Pandemia te deixou com medo de encontrar gente? Talvez você esteja com FOMU

0

FOMO, sigla para Fear of Missing Out (medo de estar perdendo algo, em tradução do inglês), caiu por terra em tempos de quarentena, em que bares e cinemas estão fechados e o ápice da diversão semanal é ir ao mercado repor mantimentos. Porém, outro fenômeno “deu as caras” nesse período de confinamento, especialmente agora, com a flexibilização das medidas de isolamento social: o Fear of Metting Up (FOMU), que representa o receio de voltar a encontrar amigos, familiares ou contatinhos pessoalmente.

O termo foi criado pelo aplicativo de paquera Badoo após uma pesquisa com cerca de mil britânicos com idades entre 18 e 65 anos. O estudo apontou que três em cada cinco entrevistados (60%, mais precisamente) têm medo de voltar a sair na vida real, devido à preocupação de pegar ou espalhar a Covid -19. Esse receio, segundo o levantamento, tem provocado ansiedade social e aprisionando os relacionamentos nas redes sociais.

Juntamente com o FOMU, os entrevistados disseram que estão relutantes em voltar a namorar na vida real por terem, nesses longos meses de confinamento, aprendido a gostar de se relacionar virtualmente. Para eles, a maior vantagem de namorar a distância é poder ter trocas sociais sem precisar gastar dinheiro ou viajar.

Em entrevista ao tabloide inglês Metro, Persia Lawson, especialista em namoro e coach de relacionamento, ofereceu dicas para superar o FOMU no mundo dos relacionamentos amorosos. De acordo com a especialista, a chave para solucionar esse problema, como tantos outros comportamentais, é a comunicação.

Dicas para contornar a situação

  • Planeje sua data de encontro com antecedência, de preferência em um parque;
  • Fale sobre seus medos. Seu parceiro pode estar sentindo o mesmo que você;
  • Não apresse seu retorno para a vida normal. Respeite o seu ritmo;
  • Escolha alternativas de baixo custo. Ter encontros “cara a cara” não necessariamente deve significar uma quebra no seu orçamento.

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (03/08/2020)


Amazonia 03 de Junho