Hotel ou pousada? Entenda a diferença

0
Campos do Jordão
Caio Pezzo

Férias é sinônimo de viagem, de descanso, de não fazer nada a não ser recuperar a energia perdida durante o ano por causa do trabalho, dos estudos, dos afazeres do dia a dia. Procurar um destino para essa viagem é muito importante, e no Brasil, pensar em relaxar em pousadas em Paraty, já é uma boa opção. Mas também Campos do Jordão ou ainda Angra dos Reis poderiam ser a solução para o ‘dolce far niente’!

Geralmente, as pessoas que estão organizando uma viagem de lazer com a família tendem a avaliar, entre outros destinos, Paraty, um lugar maravilhoso localizado no Estado do Rio de Janeiro e bem próximo à cidade de São Paulo. É uma cidade fácil de chegar desde qualquer ponto do país, voando para o Rio ou para São Paulo e de lá, ônibus ou carro alugado.

Mas também vale a pena pensar em Campos do Jordão, um destino espetacular no estado de São Paulo, também de fácil acesso e com um clima fantástico devido à altitude: pouco mais de 1,6 mil metros sob o nível do mar, na Serra da Mantiqueira.

Porém, sempre surgem dúvidas quanto ao tipo de hospedagem. As pousadas em Paraty são uma excelente opção para grupos familiares à procura de descanso, mas também de diversão, atividades e entretenimento.

Uma bela pousada em Angra dos Reis também oferece essas mesmas opções, bem como uma pousada em Teresópolis ou uma pousada Campos do Jordão. Contudo, qual é a diferença entre um hotel e uma pousada?

Uma viagem, independente do destino, requer sempre um lugar onde poder se hospedar ao final de um longo de dia de passeios, de praia, de trilha na montanha ou de prática esportiva. O corpo precisa de descanso, um banho, umas horas de sono para repor energias. Tanto os hotéis quanto as pousadas são lugares fantásticos para esse fim, mas mesmo cumprindo o objetivo, possuem as suas diferenças.

Paraty
Isis França

Hotel ou pousada?

De um modo geral, os hotéis costumam se localizar no centro urbano da cidade ou perto de aeroportos ou rodoviárias. Eles possuem um sistema de classificação em estrelas, sendo que, quanto maior o número de estrelas, melhor a qualidade do hotel quanto aos ambientes, serviços e infraestrutura de um modo geral.

As pousadas geralmente se localizam em regiões mais afastadas dos centros urbanos ou em regiões próximas à natureza. Antigamente, eram hospedagens muito mais baratas, pois possuíam menos quantidade de serviços que os hotéis e as pessoas se hospedavam procurando descanso e um bom café da manhã para continuar a viagem.

Hoje em dia, existem pousadas simples e pousadas muito sofisticadas, pousadas caras e pousadas econômicas. Todas elas têm em comum o tipo de arquitetura: não estão em arranha-céus nem possuem a sofisticação dos grandes prédios. As pousadas podem ser casarões, chalés, cabanas ou bangalôs.

Por outro lado, as pousadas podem não oferecer a mesma quantidade de serviços de um hotel de luxo, como piscina climatizada, sauna ou academia com equipamentos sofisticados. Porém, superam aos hotéis quanto ao encanto: uma pousada à beira mar ou uma pousada localizada numa montanha e rodeada de natureza possui mais encantos que um hotel cinco estrelas no centro de uma cidade!

Mas, quais são as diferenças básicas?

  • Um hotel pode ter muitos quartos; já uma pousada geralmente não supera os 30 quartos.
  • Um hotel possui muitos andares; uma pousada tem no máximo três.
  • Um hotel tem muitos funcionários, mas uma pousada tem poucos e, muitas delas, são atendidas pelos donos, num ambiente bem familiar.
  • Um hotel tem quartos e apartamentos, mas uma pousada pode ter quartos, cabanas, casas ou bangaló.
  • Um hotel costuma ser mais formal e tem muita privacidade; uma pousada tem ambiente mais intimista e familiar.
  • Um hotel recebe muitos viajantes a trabalho; uma pousada recebe mais turistas e famílias em férias.

 

 

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (07/08/2020)


Amazonia 03 de Junho