29.8 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 29 novembro, 2021
InícioVARIEDADESGoverno Federal lança Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil

Governo Federal lança Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil

O Guia traz 20 medidas estratégicas para a retomada do turismo elaboradas por uma consultoria especializada que ouviu empresários e especialistas da área
Por CenarioMT

O Governo Federal definiu 20 medidas estratégicas para a retomada do turismo no Brasil. O “Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil” foi lançado na tarde dessa terça-feira (23/11), em Brasília. O estudo que embasa o documento foi feito por uma consultoria especializada que ouviu 42 empresários do ramo turístico e especialistas da área de todos os estados e de todas as cadeias do setor. Além disso, a consultoria realizou pesquisa online e avaliou práticas turísticas de 10 países.

Entre as 20 iniciativas para a retomada do turismo estão medidas de curto e longo prazo, estímulo à demanda, promoções, acesso à linha de crédito, incentivo ao calendário de eventos e disseminar os destinos turísticos brasileiros.


--Continua depois da publicidade--

O objetivo do guia é ajudar na retomada do turismo brasileiro com segurança e responsabilidade e recuperar o setor do impacto socioeconômico causado pela Covid-19, com a paralisação das atividades.

De acordo com o estudo, no Brasil, 93% dos visitantes são locais. Em 2019, os turistas brasileiros gastaram em viagens no exterior USD 17,6 Bi, enquanto que os turistas estrangeiros gastaram no Brasil USD 5,9 Bi.

“Quando se fala em turismo internacional a maior barreira que o nosso país tem é a língua, porque ninguém fala inglês no Brasil. O nosso Ministério já está finalizando um método de inglês fácil, que os senhores brevemente serão apresentados a ele e nós iremos transpor essa barreira da língua com pelo menos 90% daquilo que o pleito turístico necessita”, anunciou o ministro do Turismo, Gilson Machado.

Retomada Econômica do Turismo

Em novembro do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o “Retomada do Turismo”, uma iniciativa com projetos e ações para a área implementadas até 31 de julho de 2021. As medidas reuniram esforços da iniciativa pública e privada, do terceiro setor e também do Sistema S, que inclui o Sesc, o Senai, o Sesi e o Sebrae.


--Continua depois da publicidade--

Os esforços para a Retomada do Turismo resultaram na publicação de medidas provisórias que tratam de assuntos como as regras de remarcações e cancelamentos no setor do turismo e ações emergenciais para amenizar os efeitos da crise decorrente da Covid-19 no setor.

Além disso, as medidas de retomada garantiram a promoção de cursos gratuitos de qualificação do setor, o lançamento do Portal de Investimentos, além do investimento de cerca de R$ 200 milhões na entrega à população de 42 obras de infraestrutura turísticas em solo brasileiro.

A adesão ao Selo Turismo Responsável, ação que visa a adoção de uma série de protocolos de biossegurança, e o lançamento de campanhas de incentivo à retomada das viagens de forma segura, bem como acesso facilitação do acesso ao crédito ajudaram a mitigar o impacto causado pelo Covid-19 no turismo brasileiro.

O turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país. O impacto chega a 53 segmentos da cadeia produtiva.

“O Brasil produziu 372 mil empregos com carteira assinada no mês de agosto. E agora o que é mais interessante: 180 mil no setor do turismo. Como os senhores são importantes! E digo mais além, até fevereiro nós vamos criar 500 mil empregos com carteira assinada”, ressaltou o ministro Gilson Machado, durante o evento.

Acesse aqui o Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,361FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,091SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

educadores de Lucas do Rio Verde
Projeto Conectar proporcionou momento recreativo para educadores de Lucas do Rio Verde
novembro 29, 2021
MEIO AMBIENTE
Com parceiros, Rotary inicia hoje projeto de coleta de lixo eletrônico em Lucas do Rio Verde
novembro 29, 2021
LUCAS DO RIO VERDE
Engenheiro e esposa são investigados por divulgar venda de drogas pelas redes sociais em Lucas do Rio Verde
novembro 29, 2021
Em Lucas
Homem é preso por corrupção de menores em Lucas do Rio Verde
novembro 29, 2021