32.5 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 23 julho, 2021
InícioVARIEDADESFérias escolares: Saiba o que fazer com as crianças em casa

Férias escolares: Saiba o que fazer com as crianças em casa

Secretarias de Saúde e de Educação orientam pais quanto ao recesso durante a pandemia; confira
Por Redação CenárioMT com Assessoria

O período de férias escolares chegou em Lucas do Rio Verde e, para que os estudantes aproveitem o tempo de descanso com segurança, livre do coronavírus, a Secretaria de Saúde, junto da Secretaria de Educação, sugere uma série de atividades a serem trabalhadas pelos pais durante o recesso.

Período de férias escolares 
Escolas particulares: 12/07 a 23/07
Escolas municipais: 25/07 a 09/08


--Continua depois da publicidade--

Férias são sinônimo de lazer e viagens, mas ainda estamos enfrentando um momento atípico. É preciso reavaliar as necessidades e atividades essenciais para curtir o momento sem colocar sua família (e os demais) em risco e ainda estimular a convivência entre pais e filhos e o gosto pela natureza!

Se, ainda assim, a família escolher sair para viajar, opte por destinos mais calmos, ao ar livre, evitando shoppings, teatros, cinemas e lugares com muita aglomeração.

Para a psicopedagoga do Programa Anjos da Escola, Cristiane Quadro da Silveira, o período de férias é muito significativo para fortalecer vínculos familiares com as crianças. “Jogos com aspectos pedagógicos são muito interessantes, pois essa pode ser uma oportunidade de ver como as crianças lidam com a frustração”, explicou.

Em relação aos adolescentes, a psicopedagoga aponta que os pais/responsáveis podem tentar fazer uma imersão no universo em que os estudantes estão inseridos, não só pela interação que pode ser positiva, mas também para avaliar esse ambiente, principalmente se tratando do universo virtual.


--Continua depois da publicidade--

“Essa é a hora para resgatar brincadeiras que acabaram ficando perdidas, como pular corda, amarelinha. Mas também pode haver um momento para estar juntos sem a necessidade de um jogo ou brincadeira, para conversar, sem a obrigação de uma tarefa”, destacou a especialista.

Sugestão de atividades 

  • Jogos de tabuleiros são boas opções para criar vínculos e momentos em família
  • Estimule a imaginação através do uso de bolas, bonecas, brinquedos em geral
  • Contar histórias e impulsionar o estímulo à leitura
  • Reforçar o vínculo criança x animais, ao dar mais atenção às tarefas rotineiras de cuidados do pet da casa, incluindo a criança nesse momento
  • Piqueniques em espaços públicos ao ar livre, como parques e praças
  • Andar de bicicleta/patins
  • Fazer caminhada em família ao ar livre
  • Sessão de filme/cinema em casa

Para a profissional da educação, as férias são uma oportunidade de troca entre pais e filhos. Por isso, deve ser prazerosa para ambos os lados, sem que a diversão torne-se uma obrigatoriedade.

“As férias são o período de ócio produtivo, quando acionamos em nós a criatividade. Cumprimos muitos horários e nesse momento podemos acionar o hemisfério direito do cérebro, o lado do imaginar, do construir”, finaliza Silveira.

Locais para levar as crianças

  • Lago Ernani José Machado
  • Parque Ecológico Harri Müller
  • Parque dos Buritis
  • Avenida Beira Mata (caminhadas, andar de bicicleta)
  • Calçadão da Avenida Amazonas (caminhadas, andar de bicicleta)
  • Biblioteca Monteiro Lobato
  • Ponto de Leitura Tessele Junior
  • Biblioteca Contêiner Jaime Seiti Fujii
  • Mercado do Produtor

É importante que os pais deem preferência a lugares mais vazios e orientem os filhos sobre evitar compartilhar objetos com desconhecidos ou qualquer outra pessoa que não integre o grupo familiar. Ensine aos pequenos os cuidados básicos de higienização e o que pode ou não ser tocado em espaços públicos.

E não se esqueça: use SEMPRE máscara, higienize as mãos e mantenha o distanciamento social.

 


--Continua depois da publicidade--
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes da Vigilância Sanitária passam por capacitação em Lucas do Rio Verde
julho 23, 2021
PARCERIA ENTRE CLUBES
Atleta da base do LEC ganha oportunidade em parceria com o Grêmio/RS
julho 23, 2021