22.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 18 maio, 2021
InícioSAÚDEEstudo tenta explicar casais em que um pega Covid e o outro,...

Estudo tenta explicar casais em que um pega Covid e o outro, não

Por METRÓPOLES

Pesquisadores brasileiros liderados pela cientista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP), estão tentando descobrir por que algumas pessoas são resistentes à infecção pelo coronavírus naturalmente. Para isso, estão sendo analisados casais onde um dos cônjuges foi infectado e o outro, não.

O material genético de 86 casais foi analisado. Há casos de pessoas de várias idades como, por exemplo, de um idoso com mais de 70 anos que foi hospitalizado com Covid-19, e sua esposa, da mesma idade, e a sogra com 98 anos e morando na mesma casa, não. Outra situação que chamou a atenção foi o de uma senhora de 90 anos que foi infectada com o vírus, mas o marido, de 100 anos, não pegou a doença.


--Continua depois da publicidade--

Foram feitos testes sorológicos para descartar casos de infecções assintomáticas. A maioria das pessoas infectada é homem, em comparação com as mulheres, aparentemente mais resistentes à Covid-19. O estudo não contempla contaminados por variantes.

Os resultados foram publicados em versão pré-print e ainda precisam ser revisados pela comunidade científica. Os pesquisadores sugerem que algumas variações genéticas estão associadas a uma ativação mais eficiente de células de defesa (NK) na primeira barreira imunológica contra qualquer vírus — assim, o vírus nem chegaria a se reproduzir no organismo.

“Nossa hipótese é que as variantes genômicas mais frequentes nos parceiros suscetíveis levariam à produção de moléculas que inibem a ativação das células NK. Mas isso é algo que ainda precisa ser validado por meio de estudos funcionais”, afirmou Zatz, em entrevista à Agência Fapesp.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

DESENVOLVIMENTO
Duplicação da BR 163 deverá ser uma das bandeiras do Cidesa nos próximos meses
maio 17, 2021
BOLETIM CORONAVÍRUS
Lucas do Rio Verde registra mais um óbito por covid-19 e número de mortes chega a 143
maio 17, 2021