Dia Internacional do Xadrez: 20 de julho – História e significado

O Dia Internacional do Xadrez é comemorado em 20 de julho todos os anos para marcar o dia em que a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) foi fundada, em 1924.

Fonte: CenárioMT

Foto por Pixabay

Dia Internacional do Xadrez – O dia é comemorado em 20 de julho todos os anos. A data marca o dia em que a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) foi fundada, em 1924.

A FIDE organiza eventos e competições de xadrez em todo o mundo para celebrar o dia.

A ideia de celebrar este dia como o Dia Internacional do Xadrez foi proposta pela UNESCO e tem sido celebrada como tal desde 1966. A FIDE tem 181 federações de xadrez como membros.

Em 12 de dezembro de 2019, a Assembleia Geral da ONU proclamou 20 de julho através da Resolução 73/127 como o Dia Mundial do Xadrez.

[Continua depois da Publicidade]

“Enquanto se acredita que o xadrez moderno tenha sido derivado de Chaturanga significa ‘quatro divisões’ referindo-se às divisões das peças de jogo em infantaria, cavalaria, elefantaria e carruagem (peças que no jogo moderno se tornaram o peão, cavaleiro, bispo e torre), ou ao fato de que o jogo foi jogado por quatro jogadores. Chatrang, e mais tarde Shatranj, foi o nome dado ao jogo quando chegou à Pérsia Sassânida por volta de 600 d.C.”, de acordo com o site da ONU.

Cerca de 70% da população adulta (EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Índia) jogou xadrez em algum momento de suas vidas, 605 milhões de adultos jogam xadrez regularmente.

O Grão-Mestre vivo mais velho é Yuri Averbakh, que comemorou seu 100o aniversário em maio de 2022.

Neste dia destaca-se o impacto positivo do Xadrez no aumento da harmonia entre povos, na criação de um espaço de promoção do diálogo, da solidariedade e de uma cultura de paz.

Desejos do Dia Internacional do Xadrez

  • Você pode aprender muito mais com um jogo que perde do que com um jogo que ganha. Você terá que perder centenas de jogos antes de se tornar um bom jogador. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • Peões são a alma do jogo. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • Ninguém nunca ganhou um jogo de xadrez renunciando. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • Não é preciso jogar bem, basta jogar melhor do que o seu oponente. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • O xadrez é bonito o suficiente para desperdiçar sua vida. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • Aqueles que dizem que entendem xadrez, não entendem nada. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • Uma má jogada anula quarenta bons. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • Não há remorso como o remorso do xadrez. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • Eu costumava atacar porque era a única coisa que eu sabia. Agora eu ataquei porque sei que funciona melhor. Feliz Dia Internacional do Xadrez!
  • O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de fazer os homens felizes. Feliz Dia Internacional do Xadrez!

Curiosidade

Em alguns países, como na Alemanha, nos Estados Unidos e na Rússia, cerca de 70% da população já jogou xadrez em algum momento da vida. Cerca de 605 milhões de adultos praticam xadrez regularmente.

O xadrez tornou-se conhecido pelos brasileiros em 1808 graças a dom João 6º. Nessa época, o imperador trouxe para o país o primeiro exemplar impresso de um trabalho sobre o jogo. A primeira competição oficial, no entanto, só foi realizada 72 anos depois.
Atualmente, Rafael Leitão é o jogador nº 1 do Brasil, de acordo com a lista da FIDE do mês de junho de 2018.
O Campeonato Brasileiro de xadrez é a principal competição nacional do esporte. A primeira edição do campeonato absoluto ocorreu em 1927, tendo como vencedor João de Souza Mendes.

Surgiu no século VI na Índia, com o nome de Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.