25.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 21 outubro, 2020
Início SAÚDE Dia D contra Sarampo em SP tem movimentação tranquila

Dia D contra Sarampo em SP tem movimentação tranquila

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil

O Dia de D de imunização contra o Sarampo em São Paulo foi tranquilo nos locais de vacinação da capital paulista. Os postos de saúde estão abertos em todo o estado desde as 8 horas até as 17 horas.

Três locais de vacinação visitados pela reportagem na zona oeste da capital – na rua Catão, na rua Vespasiano, e na rua Saramenha – não tinham fila de espera e as pessoas estavam sendo atendidas assim que chegavam.

“Estávamos fora do país nos últimos meses e agora viemos ver como atualizar a vacinação da família”, disse Lúcio Silveira que estava acompanhado da esposa e da filha pequena.

Na campanha que termina hoje, o foco é imunizar jovens de 20 a 29 anos. Segundo a secretaria de Saúde do estado, é importante que este público compareça aos postos de saúde preferencialmente com a carteirinha de vacinação para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

“Importante lembrar que quem tomou a primeira dose há menos de um mês, deve aguardar trinta dias para receber a segunda”, destaca a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano e 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois, segundo a secretaria, esse público potencialmente teve contato com o vírus no passado.

Neste ano, até o momento, o estado tem 9.691 casos de sarampo confirmados laboratorialmente e outros 3.036 casos confirmados com base nos sintomas e avaliação médica. Cerca de 55,2% do total de casos se concentram na capital. Desde agosto, foram registradas 14 mortes decorrentes de complicações da doença no estado.

Aline Leal



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Kassio Nunes Marques é aprovado na CCJ do Senado para vaga no STF

O desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), teve sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) aprovada na tarde...

Armas de fogo apreendidas por disparo ermo, em abordagem e transportada irregularmente

Policiais militares encaminharam à delegacia nesta segunda-feira (19.10), três homens por porte ilegal de arma de fogo e um terceiro cidadão por transporte irregular. Em...

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, testou positivo para covid-19, segundo nota divulgada nesta quarta-feira (21) pela própria pasta. De acordo com o comunicado, ontem...

Dupla de Stefani se classifica à semifinal de WTA de Ostrava

A paulistana Luisa Stefani e a nova parceira, a canadense Gabriela Dabrowski, avançaram à semifinal de duplas no WTA de Ostrava (República Tcheca), após vencerem...