27 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioVARIEDADESTECNOLOGIABrasil vai contar com laboratório para testes de baterias de carros elétricos

Brasil vai contar com laboratório para testes de baterias de carros elétricos

Laboratório será instalado no Campus do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro
Por CenarioMT

O primeiro laboratório para ensaios de baterias para carros elétricos do Brasil vai ser instalado no Campus do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. No local já existem 57 laboratórios de alta tecnologia.

O projeto é desenvolvido em parceria com o setor privado e vai contar com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias dos veículos elétricos.


--Continua depois da publicidade--

O Memorando de Entendimento para início do projeto foi assinado nesta semana, em Brasília, por representantes do Inmetro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e de uma empresa de certificação de produtos.

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, ressaltou que a participação da iniciativa privada nas políticas de inovação é essencial para o crescimento do Brasil e que essa parceria é um marco para a instituição. “É um momento de transformação do próprio Instituto, de modernização do Inmetro, é a construção do Inmetro 4.0. Cada vez mais ele se fortalece como um provedor de ferramentas e soluções para apoiar o setor produtivo do que ele em si fazer desenvolvimento de soluções. Nós queremos entregar essas ferramentas para fazer com que o setor possa realmente decolar no país e que a economia possa ser cada vez mais pujante”, afirmou Guerson.

Capacitação

Além de ceder o espaço no Campus de Laboratórios, o Inmetro vai treinar especialistas para manter a rastreabilidade, desenvolver requisitos e programa de acreditação e apoiar a normalização nacional ou regional, em alinhamento com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e IAAC (Cooperação Interamericana de Acreditação).

Os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) da PUCRS vão gerenciar o fundo arrecadado, construir laboratório e comprar equipamentos.


--Continua depois da publicidade--

Já o organismo de certificação de produtos PCN vai fazer a ponte com potenciais investidores, dar suporte para normalização e desenvolver esquema de certificação com base em fluxos já adotados em todo o mundo.

Funcionamento

A previsão é de que o laboratório para ensaios de baterias comece a funcionar em 2023. A ideia é que o laboratório possa ajudar a impulsionar a indústria de carros elétricos e híbridos nacionais. Com a iniciativa, o Brasil também poderá exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos. “O Inmetro vai trabalhar a infraestrutura para que se possa adicionar qualidade ao produto”, concluiu o presidente do Instituto.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,332FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Idoso é detido suspeito de cometer abuso sexual contra criança de 03 anos em Lucas do Rio Verde
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 1.500 jovens de 19 anos ou mais são vacinados contra a Covid-19
setembro 23, 2021
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Esporte e Lazer divulga circuito da Corrida Setembro Amarelo
setembro 23, 2021
FORMAÇÃO
Empresários de Lucas do Rio Verde participam de palestra sobre Liderança com Elias Lourenço
setembro 23, 2021