29.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 16 junho, 2021
InícioVARIEDADESAbastecimento de bancos de leite cai em 20 estados e no DF

Abastecimento de bancos de leite cai em 20 estados e no DF

Desde o início da pandemia, observou-se uma queda considerável nos estoques em todo o país. Pior caso ocorreu no Rio Grande do Norte, que chegou a ter o estoque zerado.
Por Bruno Bocchini -Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Levantamento realizado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) mostra que a pandemia de covid-19 causou queda no abastecimento dos bancos de leite humano em 20 estados e no Distrito Federal. 

Segundo a entidade, desde o início da pandemia, em março de 2020, observou-se uma queda considerável nos estoques de bancos de leite em todo o país. A Febrasgo destaca que o pior caso ocorreu no Rio Grande do Norte, que chegou a ter o seu estoque zerado.


--Continua depois da publicidade--

“É fundamental ressaltar a importância da doação de leite e a procura do banco de leite por parte das mães que estão com dificuldade de amamentar. A manutenção de bebê saudável diminui o risco de complicações e comorbidades”, ressaltou a presidente da Comissão Nacional Especializada em Aleitamento Materno da Febrasgo, a médica Silva Piza Ferreira Jorge.

Os benefícios da doação de leite não se restringem apenas aos bebês. As doadoras também são impactadas pelo ato de doar. “As mamas completam seu desenvolvimento com os processos fisiológicos que envolvem a amamentação. Esse ciclo é muito importante favorecendo a prevenção de doenças mamárias e o câncer de mama”, acrescentou Silva.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), o país dispõe de 224 bancos e 216 pontos de coleta, que podem ser encontrados aqui. ( https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs)

Benefícios

A amamentação é considerada uma das principais ações com impacto para redução da mortalidade e morbidade neonatal e infantil. O leite materno dá proteção para doenças diarreicas, infecções respiratórias, diminui o risco de diabetes e obesidade na criança, e é um alimento que contém todas as propriedades nutritivas e imunológicas que a criança precisa. Os benefícios também se estendem à saúde da mulher: oferece uma proteção maior contra o câncer de mama, de ovário, além de propiciar que o corpo da mulher retorne mais rapidamente ao que era antes da gestação.


--Continua depois da publicidade--


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CONHECIMENTO
IFMT de Lucas prepara Ciclo de Palestras abordando Biotecnologia, aplicações e oportunidades
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Confira o resultado final do Processo Seletivo n° 01/2021 de Lucas do Rio Verde
junho 16, 2021