Manter o guarda-roupas organizado parece um grande desafio. Todos os dias retiramos algumas peças para utilizar, ou mesmo para testar um look, e nem sempre elas voltam para o mesmo lugar.

Com isso, a organização do armário que muitas vezes já está meio ruim, não fica tão interessante e convidativa e o armário acaba mais atrapalhando do que ajudando na organização do ambiente.

Além da desorganização, muitas pessoas não fazem ideia de como guardar as calças jeans ou as camisetas para o dia a dia.  E aí vira aquela confusão de peças ninguém entende.

A boa notícia é que, com disciplina e disposição, é sim possível deixar tudo organizado. Quer algumas dicas de organização para melhorar a própria bagunça? Nós temos algumas infalíveis para você!

1. Separe as roupas em três pilhas

O primeiro passo para a arrumação dar certo é retirar tudo de dentro do guarda-roupas e separar em três pilhas. A primeira é de roupas que você usa e pretende manter, a segunda é a de roupas que você deve doar ou revender e, na terceira, coloque aquelas que você não tem certeza se quer manter ou repassar.

Retire tudo sem pressa e vá colocando nas pilhas, organizadas desta forma. Para facilitar, use caixas, para demarcar os espaços de cada grupo na sua cama.

2. Agrupe peças por tonalidade e tecido

Comece a trabalhar na primeira pilha que você separou, a das roupas que pretende manter. Dobre as camisetas mais finas e pendure as camisas sociais e os casacos em cabides. Faça o mesmo com as calças jeans.

É válido separá-las por tonalidades e tecidos semelhantes. Moletons pretos e cinzas podem ficar na mesma pilha, da mesma forma que as camisetas vermelhas, laranjadas e rosas escuras terão seu próprio espaço.

3. Gancho do cabide para o lado de fora

Quando for guardar peças que ficam penduradas, deixe o gancho dos cabides virado para o lado de fora. Vai dar um pouco mais de trabalho no momento de tirar a peça, mas você vai ter uma boa ideia do que usa com frequência e do que quase nunca sai do armário.

As roupas que vão sendo usadas voltam para o lugar, porém, são guardadas com o cabide para o lado de dentro. Esta dica ajuda no caso de estabelecer quais roupas devem ser doadas ou mesmo vendidas- que, geralmente, são as que você usa pouco.

4. Leve em conta a estação do ano

Guarda-roupa organizado por estação do ano facilita e muito a sua rotina. Tanto que os profissionais de organização recomendam que a cada mudança de estação a pessoa faça uma nova arrumação em seu próprio guarda-roupas.

No verão, deixe as roupas mais quentes mais à vista; e faça o mesmo com as roupas de frio, se estiver no inverno. Assim fica mais fácil encontrar aquilo que você precisa, sem riscos de ter que esvaziar uma prateleira apenas para encontrar uma blusa, por exemplo.

Para outono e primavera, que costumam ser estações mais amenas, faça um misto de roupas para dias mais gelados e dias mais quentes.

5. Pendure tudo que amassa fácil

Camisas, casacos, calças sociais. Já imaginou o trabalho ter que passar essas peças a cada vez que for utilizar? Para facilitar, aposte nos cabides de pendure tudo que possui um tecido que amassa fácil. Até a calça jeans deve ficar pendurada, para evitar marcas e amassados.

Quem tem aquele espaço exclusivo para calças no guarda-roupa conta com mais vantagens, pois ao invés de pendurar estas peças em cabides, pode aproveitar este espaço (principalmente para as calças sociais).

6. Não se esqueça de separar por categoria

Para não correr o risco de a preguiça bater no meio da arrumação – e para garantir que tudo vai ficar organizado – separe as roupas por categoria. Moletons ficam em uma parte, camisetas na outra, calças em outra, roupas íntimas na gaveta e a roupa de cama em um espaço exclusivo para ela.

Assim não há o risco de misturar peças na hora de guardar. O ideal é que a separação seja feita fora do guarda-roupa. Em cima da sua cama, por exemplo.

Gostou destas dicas para arrumar seu armário? Basta não ter pressa e organizar direitinho para tudo se manter em ordem por mais tempo!

Leia também: Resultado das loterias de hoje (25/09/2020)


Amazonia 03 de Junho