39.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioSAÚDE4 técnicas seguras para umidificar o ar na seca

4 técnicas seguras para umidificar o ar na seca

Por METRÓPOLES

Mais que um alívio de desconforto sazonal, controlar a umidade do ar dentro de casa é sinônimo de qualidade de vida. Além de contribuir para tornar o lar mais úmido, os umidificadores também reduzem os efeitos da poluição e dos aparelhos de ar-condicionado, e podem até deixar a sensação térmica mais agradável, em dias de altas temperaturas.

Investir em cuidados simples para aumentar o conforto é fundamental para manter o sistema respiratório saudável, e ainda mais importante quando se fala em época de pandemia, como a de Covid-19. Porém, nem só dos aparelhos umidificadores vivem as técnicas para respirar melhor em casa.


--Continua depois da publicidade--

Confira uma lista de práticas simples que você pode adotar no conforto do lar para amenizar os efeitos do calor e da secura do ar, e alguns produtos que vão fazer maravilhas pela sua hidratação.

1. Respiro verde

Em temporadas mais secas, as plantas se consagram como verdadeiras aliadas do bem-estar, enquanto atuam como umidificadores naturais. Como em uma floresta, as espécies de vegetação são capazes de absorver a água do solo e devolvê-la ao ambiente pela transpiração das folhas.

Esse processo deixa o ambiente mais úmido, fresco e favorece o conforto térmico também em espaços reduzidos e sem muita abertura ao ar livre. Para essa finalidade, priorize “verdinhas” em casa. As espécies lírio-da-paz, jiboia, zamioculca e clorofito estão na lista dos melhores “umidificadores vegetais”.


--Continua depois da publicidade--

2.Truques caseiros

É possível que você já tenha escutado esse truque caseiro e ficou se questionando se ele realmente funciona. A boa notícia é que sim: colocar um balde de água ou uma toalha molhadas nos cômodos pode contribuir para aliviar um eventual desconforto respiratório.

Embora não apresentem a mesma eficácia que os aparelhos umidificadores, toalhas úmidas e baldes servem como uma solução temporária para quem precisa de medidas urgentes — ou não tem acesso aos aparelhos elétricos.

Contudo, a prática no clima do improviso exige cuidados: é indicado manter janelas e portas abertas para arejar o ambiente e evitar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, o ideal é que o item fique aberto, nunca enrolado, porque pode acarretar mau cheiro.

3. Ventilação natural

Por conta da pandemia, a ventilação natural virou protagonista nos lares. Não à toa, deixar abrir as portas e janelas de casa traz benefícios para o conforto térmico e contribui para manter a qualidade do ar em níveis saudáveis

4. Umidificadores

Simples e eficientes, os umidificadores atuam garantindo o equilíbrio dos ambientes — seja para manter a qualidade respiratória, para trazer mais conforto térmico aos ambientes e até para melhorar o aspecto da cútis.


--Continua depois da publicidade--

No entanto, nem sempre a máxima “quanto mais, melhor” é eficiente. No caso dos aparelhos elétricos, pecar pelo excesso pode resultar na proliferação de fungos e ácaros.

Para tornar seus dias mais amenos, confira uma seleção de opções com a finalidade de umidificar e refrescar — e até um “plus” com abertura para óleos essenciais e aromas — a partir de R$ 53,90.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,333FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Município auxilia com projeto de ponte do Rio Marapé na MT-010 entre Lucas do Rio Verde e Tapurah
setembro 21, 2021
TRÂNSITO
Prefeitura garante suporte a servidores da GM envolvidos em acidente e a proprietários de veículos atingidos
setembro 21, 2021
LOGÍSTICA
Ex-prefeito usa redes sociais para comemorar avanço na vinda de ferrovia para Lucas do Rio Verde
setembro 21, 2021
DESAPARECIDA
Polícia faz buscas por moradora de Lucas do Rio Verde; adolescente está desaparecida desde o último sábado
setembro 21, 2021