“Nintendo perde sua identidade”: Ex-chefe do PlayStation comenta sobre o Switch 2

Shuhei Yoshida acredita que a empresa japonesa está colocando o hardware acima da inovação.

Fonte: CenárioMT

nintendo.png
nintendo.png

O ex-chefe da divisão indie da PlayStation, Shuhei Yoshida, comentou em uma conversa com os criadores do canal do YouTube Easy Allies sobre a apresentação do Nintendo Switch 2, além de avaliar o novo console híbrido.

Yoshida declarou que a apresentação do aparelho lhe causou sentimentos contraditórios. O ex-chefe da PlayStation acredita que a Nintendo está “perdendo sua identidade”, priorizando o hardware em vez da inovação. Nesse sentido, ele comparou a Nintendo à Sony e à Microsoft.

“Para mim, a apresentação da Nintendo foi um pouco contraditória. De certa forma, acredito que a Nintendo está perdendo a sua identidade. Na minha visão, eles sempre se dedicaram a criar novas sensações — quando hardware e jogos são desenvolvidos juntos para proporcionar uma experiência surpreendente e nova.”

“Mas o Switch 2, como todos esperávamos, é apenas um Switch aprimorado, não é? Tela maior, processador mais potente, 4K, 120 FPS. Até mesmo a transmissão começou com um engenheiro de hardware — exatamente como fazem as outras plataformas, certo?”

“E já que se trata apenas de um Switch melhorado, a principal ideia por trás do Switch 2 é ‘fizemos tudo melhor’. E isso é exatamente o que outras empresas sempre fizeram.”

Yoshida ressaltou que a ideia de um Switch mais potente tem suas vantagens — ele abre espaço para jogos de desenvolvedores terceirizados anteriormente indisponíveis nas plataformas da Nintendo. No entanto, para quem já possui diversos consoles e já experimentou esses jogos em outras plataformas, o novo console dificilmente será algo verdadeiramente atraente.

As vendas mundiais do Nintendo Switch 2 começam em 5 de junho. Anteriormente, nos Estados Unidos, o início das pré-vendas havia sido adiado por tempo indeterminado devido ao aumento das tarifas introduzidas por Donald Trump.

Na Rússia, as pré-vendas do Nintendo Switch 2 já foram abertas. O preço do console começa em 55 mil rublos, com entregas previstas até o fim de junho.