Governo de Mato Grosso conhece estratégias digitais em Osaka para serviços públicos eficientes

Governador Mauro Mendes visita agência de transformação digital em Osaka para aprimorar serviços públicos digitais em Mato Grosso.

Fonte: CenárioMT

Governo de Mato Grosso conhece estratégias digitais em Osaka para serviços públicos eficientes
Foto: Secom-MT

O governador Mauro Mendes esteve em Mato Grosso em missão ao Japão, onde se reuniu com representantes do Governo de Osaka para conhecer o “GovTech Osaka”, agência responsável pela transformação digital da cidade. A visita ocorreu nesta terça-feira (10.6) com o objetivo de entender as estratégias que tornam Osaka uma das 10 principais cidades inteligentes do mundo.

Osaka destaca-se pela inovação em mobilidade, infraestrutura e tecnologia, fatores que melhoram a qualidade de vida da população local. A troca de experiências visa aprimorar o projeto MT Cidadão, já em andamento em Mato Grosso, focado em otimizar o atendimento público através de soluções digitais.

“Viemos conhecer as estratégias usadas por eles para transformação digital do serviço público, algo parecido com aquilo que estamos fazendo em Mato Grosso com o MT Cidadão. Importante ver, aprender com eles, que são referência em cidades inteligentes, para tentar melhorar o que estamos fazendo em Mato Grosso e, assim, trazer uma maior eficiência no atendimento à nossa população”, destacou Mauro Mendes.

O avanço dos serviços digitais no estado teve início em 2020, impulsionado pela pandemia da Covid-19, que evidenciou a necessidade de conectar cidadãos via aplicativos, facilitando o acesso a serviços públicos com segurança e proteção de dados.

Segundo Nakatani Motonobu, diretor executivo do Departamento de Estratégias para Cidades Inteligentes de Osaka, o sistema digital foi desenvolvido para otimizar o atendimento em oito áreas principais, promovendo uma colaboração entre os municípios da província para elevar a qualidade dos serviços.

A comitiva do governo estadual contou com deputados, secretários de Estado e representantes do Ministério Público de Contas, reforçando o compromisso de Mato Grosso em implementar melhorias tecnológicas para a população.