FSR 4: AMD aposta em IA para turbinar dispositivos portáteis

Fonte: CenárioMT

FSR 4: AMD aposta em IA para turbinar dispositivos portáteis

A AMD revelou que sua próxima tecnologia de upscaling e geração de quadros, conhecida como FSR 4, será totalmente baseada em inteligência artificial (IA). Isso marca uma mudança significativa em relação às versões anteriores do FidelityFX Super Resolution, que utilizavam métodos mais tradicionais.

Segundo informações divulgadas por Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de negócios de computação e gráficos da AMD, o objetivo principal do FSR 4 é melhorar a eficiência energética e aumentar a duração da bateria, especialmente em dispositivos portáteis como o ASUS ROG Ally e o Lenovo Legion Go.

[Continua depois da Publicidade]

“A nossa prioridade número um para dispositivos portáteis é a duração da bateria”, afirmou Huynh. “Precisamos de várias horas de jogo, não apenas 60 minutos. É aí que a geração e interpolação de quadros entram em ação, e é isso que estamos adicionando com o FSR 4.”

A transição para a IA permitirá que o FSR 4 ofereça resultados mais precisos e naturais, especialmente em cenários mais complexos. Além disso, a tecnologia também deverá ser mais eficiente em termos de desempenho, permitindo que os jogadores desfrutem de taxas de quadros mais altas sem comprometer a qualidade visual.

[Continua depois da Publicidade]

A AMD não revelou uma data específica para o lançamento do FSR 4, mas é esperado que a tecnologia esteja disponível no próximo ano.

A integração da IA nas tecnologias de upscaling é apenas o começo. A AMD está investindo em diversas áreas para oferecer soluções completas para os gamers e profissionais criativos. Continue acompanhando o CenárioMT para saber mais sobre as novidades em processadores, placas de vídeo e tecnologia no geral.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.