Um novo capítulo na história da Xbox começa com Craig Duncan à frente da Xbox Game Studios.
Quem é Craig Duncan?
Craig Duncan é um veterano da indústria de jogos, acumulando mais de 20 anos de experiência. Sua trajetória inclui passagens por empresas renomadas como Codemasters, Midway Games e Sumo Digital, onde contribuiu significativamente para a expansão e diversificação de seus portfólios. Em 2011, ele se uniu à Rare, um dos estúdios mais icônicos do Reino Unido, assumindo a liderança e moldando seu futuro por quase 14 anos.
Na Rare, Duncan esteve à frente de projetos que se tornaram marcos na indústria, como Kinect Sports, Rare Replay e o aclamado Sea of Thieves. Este último é uma das propriedades intelectuais mais bem-sucedidas da Xbox, com mais de 40 milhões de jogadores em todo o mundo e constantes atualizações, incluindo parcerias como a colaboração com a Disney para incorporar personagens de Piratas do Caribe.
Legado e Inovação
Durante sua gestão na Rare, Duncan transformou o estúdio em um exemplo de criatividade e sucesso comercial. Títulos como Sea of Thieves não apenas conquistaram jogadores, mas também influenciaram o mercado de jogos, estabelecendo novos padrões para experiências multiplayer e mundos compartilhados. Sob sua liderança, a Rare consolidou sua reputação como um estúdio inovador e resiliente.
Sucessão e Novos Desafios
Duncan substitui Alan Hartman, que liderou a Turn10 Studios e deixou um legado notável na franquia Forza Motorsport. Hartman se aposentou após 36 anos de contribuições para a Microsoft, marcando sua saída com o sucesso contínuo da série Forza.
Com Craig Duncan no comando, a expectativa é de continuidade na criação de experiências inovadoras e jogos de alta qualidade, características que definem a marca Xbox. Sua habilidade de liderar equipes diversas e projetos ambiciosos o posiciona como uma escolha ideal para impulsionar a Xbox Game Studios para o futuro.
Estrutura de Liderança
Na nova estrutura da Microsoft Gaming, Craig Duncan liderará os estúdios da Xbox, um papel anteriormente ocupado por Matt Booty, que agora é presidente de conteúdos e estúdios. Booty será superior imediato de Duncan, reportando-se a Sarah Bond, presidente da Xbox. Bond, por sua vez, presta contas a Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming.
Essa reorganização reflete o compromisso da Microsoft em fortalecer suas operações na indústria de jogos, garantindo uma liderança sólida e visão estratégica em todos os níveis.
O Futuro da Xbox Game Studios
Craig Duncan é conhecido por seu compromisso com a inovação e sua paixão por jogos. Ele entende a importância de criar experiências que ressoem profundamente com os jogadores. Sob sua liderança, os fãs podem esperar novos IPs, colaborações estratégicas e a expansão de franquias já estabelecidas.
Com uma trajetória marcada por sucessos e uma abordagem visionária, Duncan tem todas as credenciais para elevar a Xbox Game Studios a um novo patamar na indústria de jogos.