Você sofre de dor de estômago persistente? Estas são as doenças que podem estar ligadas ao sintoma

Fonte: CENÁRIOMT

Você sofre de dor de estômago persistente? Estas são as doenças que podem estar ligadas ao sintoma
Você sofre de dor de estômago persistente? Estas são as doenças que podem estar ligadas ao sintoma FOTO:PIXABAY

A dor de estômago é bastante comum entre a população e ocorrem por diversos motivos, desde uma intoxicação alimentar ou até mesmo uma virose estomacal, que costumam vir acompanhadas de sintomas como dores, vômitos e diarreia .

Em geral, essas condições tendem a ser de curta duração e desaparecem após alguns dias, mesmo sem a necessidade de consultar um especialista.

 No entanto, quando esses desconfortos persistem ou se agravam, pode ser sinal de uma doença mais grave. 

Como sei se minha dor de estômago é grave?

Conforme explicado por  Hardeep Singh, gastroenterologista do Providence St. Hospital, nos Estados Unidos, no site Business Insider , uma dor de estômago pode ser grave se incluir: 

[Continua depois da Publicidade]
  • Vômitos e diarreia que duram mais de 24 horas
  • Sangue nas fezes, urina ou vômito
  • perda de peso repentina
  • Falta de apetite
  • inchaço no abdômen
  • febre persistente
  • Dor intensa que parece piorar progressivamente

Que doenças pode ter?

Muitas pessoas se referem a danos perto do estômago como dor de estômago, mas na realidade o desconforto pode vir de um órgão próximo e causar dor por toda parte. O abdômen. 

Embora uma dor de estômago possa ser um sintoma de várias doenças, como uma gastroenterite ou uma das alergias a certos alimentos, é importante tomar alguns cuidados para evitar diagnósticos tardios ou errados. Algumas das condições graves que podem causar esse sintoma incluem:

1- Apendicite:  esta doença causada pela inflamação do apêndice pode causar complicações se não for tratada. Começa com uma dor ao redor do umbigo e se move para a parte inferior direita do abdômen; Além disso, a pessoa afetada pode ter náuseas e vômitos.

2- Colecistite: neste caso, é a vesícula que fica inflamada, gerando dor intensa na parte superior direita do abdome, que pode se espalhar para o ombro ou para as costas.

3- Pancreatite: É  decorrente da inflamação do pâncreas e pode causar dor intensa que começa na parte média superior do abdômen, mas pode se espalhar para as costas ou tórax, com febre, náuseas, vômitos e aumento da frequência cardíaca.

4- Obstrução intestinal: esse problema de saúde ocorre quando ocorre um bloqueio em uma porção do intestino, seja fino ou grosso, que impede que o conteúdo se mova livremente pelo sistema. Pode causar dor intensa na parte inferior do abdômen, inchaço e incapacidade de evacuar ou liberar gases.

5- Úlcera péptica:  é causada pelo desenvolvimento de úlceras ou feridas abertas dentro do estômago e da primeira parte do intestino delgado, causando dor e queimação ao comer, além de perda de apetite e gases.

6- Diverticulite:  essa condição ocorre quando os divertículos, bolsas que se formam nas paredes externas do intestino, ficam inflamados, podendo causar obstrução intestinal e, consequentemente, dor abdominal e constipação.

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).