29.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEVocê está pensando em remover varizes?

Você está pensando em remover varizes?

CENÁRIOMT

Estamos enfrentando um problema não só estético. As varizes são o grande cavalo de batalha de muitas pessoas que sofrem com elas e esperam encontrar uma solução definitiva.

Se você está pensando em remover varizes, certamente já teve um bom número de dúvidas.


--Continua depois da publicidade--

Por que aparecem as varizes?

Embora o mais comum seja que as varizes apareçam devido a um fator hereditário ou constitucional, existem outros aspectos que condicionam sua progressão: falta de exercício, obesidade, atividades laborais em que muitas horas são passadas em pé, fatores hormonais ou gravidez . .

Existem diferentes tipos de varizes que determinam o tipo de tratamento escolhido?

Não existe um tratamento único que solucione todos os tipos de varizes existentes. De fato, atualmente há uma tendência de combinar várias técnicas para oferecer os melhores resultados de acordo com o estudo anatômico e hemodinâmico das varizes e as características particulares de cada paciente. Dessa forma, tratar-se-ia de fazer um “fato sob medida” para cada paciente.

Existem pessoas com maior risco de sofrer com elas?

Como regra geral, acometem um pouco mais as mulheres de meia-idade, embora também possam ocorrer em jovens e, nestes casos, costumam ter maior progressão para graus mais avançados da doença.

Uma vez que apareçam, qual o protocolo recomendado a seguir?

Se causarem algum tipo de sintomatologia, o mais indicado é consultar um especialista que geralmente fará uma avaliação clínica e estudará a origem do problema por meio de um estudo de eco-Doppler colorido onde são analisadas a anatomia e a função das veias . De acordo com os resultados, irá propor uma série de recomendações e conselhos sobre a necessidade de tratar as varizes.


--Continua depois da publicidade--

Em que casos é recomendável removê-los?

As varizes mostram uma fraqueza no funcionamento do sistema venoso superficial das extremidades, mas isso não significa que problemas clínicos necessariamente se desenvolverão.

No entanto, é aconselhável tratar as varizes quando houver sintomas como pernas pesadas, cansaço excessivo, inchaço do tornozelo no final do dia e, principalmente, se houver alterações na pele, como alterações na cor ou áreas de inflamação e vermelhidão na área. dos tornozelos. Da mesma forma, também é recomendado quando há uma clara progressão e extensão das varizes cuja causa é tratável.

6. Caso estejamos pensando em removê-los, o que devemos levar em consideração?

Acho que o fundamental é se colocar nas mãos de um bom especialista. A Angiologia e Cirurgia Vascular é a especialidade médica via MIR que diagnostica e trata estes problemas vasculares de forma exaustiva. É necessário ter treinamento específico em diagnóstico de ultrassonografia Doppler e domínio de múltiplas técnicas de tratamento para insuficiência venosa. Cada paciente com varizes deve receber um plano baseado na experiência, evidência médica e honestidade profissional.

7. Quais são as opções de tratamento mais eficazes para este problema?

Hoje existem inúmeras opções de tratamento que são menos agressivas do que a remoção cirúrgica tradicional das veias afetadas. Já técnicas como radiofrequência, endolaser, aplicação de adesivos ou microespumas permitem que as varizes sejam tratadas de forma menos invasiva e individualizada para cada paciente. Cada caso é estudado e é proposta uma solução sob medida composta por uma ou mais dessas técnicas combinadas, que podem ser aplicadas inclusive fora do centro cirúrgico e sem anestesia. Os resultados mostraram grande eficácia e um pós-tratamento mais curto e confortável.

8. Por que você acha que as varizes são um daqueles problemas que causam verdadeiras dores de cabeça para quem sofre com elas, que às vezes não vê solução?

Sendo uma doença crónica ligada a uma predisposição hereditária, por vezes é difícil eliminar completamente as varizes e por vezes, apesar do tratamento, as varizes reaparecem em maior ou menor grau ao longo dos anos. Ainda assim, a modificação de certos hábitos de vida, aliada à combinação de diferentes técnicas de tratamento, permitirá que o problema clínico seja resolvido na grande maioria das pessoas e também melhore muito os resultados estéticos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022