17.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDESuplementos de colágeno são eficazes?

Suplementos de colágeno são eficazes?

Com o passar dos anos, nosso corpo começa a produzir menos quantidade, por isso há momentos em que a suplementação é necessária.
CENÁRIOMT

Suplementos de colágeno são eficazes? O colágeno é um dos suplementos que estão na boca de todo mundo. Tem cada vez mais seguidores, que não hesitam em aproveitar os seus benefícios. Mas é realmente eficaz?

Por algum tempo, algumas pessoas insistiram que tomar colágeno não valia a pena, que não era absorvido e que era um desperdício de dinheiro tomá-lo. No entanto, existem várias razões pelas quais agora foi demonstrado que é conveniente tomá-lo.


--Continua depois da publicidade--

Leia também: Confira os alimentos ricos em colágeno para consumir antes dos 40 anos

Antes de mais nada, entenda o que é colágeno. É uma proteína que vamos encontrar por todo o corpo e que faz parte da estrutura e firmeza dos órgãos do corpo.

Esta proteína é encontrada naturalmente no corpo, mantém os tecidos conjuntivos, as articulações, os tendões ou os ligamentos que fornecem suporte a todo o esqueleto.

Ele nos ajudará através de diferentes mecanismos para gerar elasticidade. E será misturado com outros componentes para alcançar diferentes funções. Ele atuará como um elemento de suporte para garantir que um tecido seja preso ao corpo. Sua função será a formação de fibras a partir das quais serão criadas as estruturas do corpo.


--Continua depois da publicidade--

Isso também é interessante: Como funciona o colágeno? Saiba mais sobre esse produto que promete milagre

Será responsável pela firmeza, elasticidade e hidratação de todo o tecido, conta o especialista, que destaca sua capacidade de se misturar com outros tipos de substâncias e minerais.

Quando começamos a perder colágeno?

A partir dos 25 anos perdemos a uma taxa de 1,5% ao ano. Nascemos com ele, na verdade, o colágeno constitui até 75% da pele, mas o percentual diminui com a idade. Algo que se nota, sobretudo, a partir dos 40 anos ou até antes,  quando o corpo começa a produzir muito menos colágeno.

Desde cedo nosso corpo produz muito menos colágeno e, além disso, é de qualidade inferior. É por isso que existem nutrientes que nos ajudarão a produzi-lo. Nosso corpo, através de certas moléculas necessárias, será capaz de formar seu próprio colágeno, mas para que isso aconteça existem alguns nutrientes essenciais que devem ser adquiridos através da alimentação. Por exemplo, a vitamina C é essencial, a prolina está muito presente em produtos lácteos e ovos, a glicina, também um aminoácido essencial fundamental, que estaria mais em frango ou porco. Até o cobre, que também se mostrou essencial e está presente nas miudezas.

Mas da mesma forma que existem substâncias que nos ajudam a fazer esse colágeno de boa qualidade, também existem moléculas que vão estragá-lo, que vão danificá-lo, como os açúcares refinados, o sol, o tabaco… há estudos que falam de como existem certas moléculas que ajudam na sua produção e outras que a diminuem.

Funciona em conjunto com outras substâncias, como vitaminas ou minerais

O colágeno é tão importante quanto a fórmula completa com todos os ingredientes, que irão sinergizar. É aqui que vemos a diferença entre um produto e outro. Por exemplo, é ideal adicionar vitamina C, silício ou zinco para tornar o produto mais eficaz.

Assim, por sua vez, a médica nos dá alguns exemplos: “Junto com o cálcio, garante que o osso tenha uma estrutura dura e rígida. No caso da pele, o colágeno se mistura com a elastina e gera uma rede altamente elástica. No caso da cartilagem, também se mistura com essa elastina e outras substâncias e vai gerar esse efeito nas articulações. E é que, como dissemos, é um componente que mais se aproxima de uma cola, uma substância de união, de sustentação”, detalha.

Geralmente é tomado em pó ou mesmo em comprimidos. O colágeno com magnésio vai ajudar muito a nível muscular e ligamentar. , para recuperar a elasticidade e reduzir a dor. Também podemos encontrar colágeno com ácido hialurônico e vitamina C, que favorecerá a produção desse colágeno e garantirá que seja de boa qualidade. Dependendo do déficit e das necessidades, uma sinergia correta deste colágeno, que se entrelaça com moléculas alcançando o efeito desejado.


--Continua depois da publicidade--

Por que é importante adicionar suplementos nutricionais à nossa dieta, incluindo colágeno?

“Claro que a primeira premissa é a alimentação, ninguém vai duvidar que uma alimentação correta, equilibrada e saudável vai afetar a nossa saúde, o equilíbrio do nosso metabolismo”, diz-nos o farmacêutico, acrescentando que o mais adequado é comer saudável e existem quatro premissas que permitirão que nossa dieta seja correta

  • Resultar.
  • Continuidade.
  • Qualidade.
  • Variedade.

“Infelizmente, nem sempre podemos garantir que essas premissas sejam sempre atendidas, e é aí que os suplementos nutricionais entram em ação. Como a própria palavra diz, são substâncias que vão fazer parte da nossa alimentação, para que possamos alcançar esse equilíbrio em nutrientes necessários”, detalha. “A qualidade da nutrição se reflete na pele, nas alterações hormonais, por exemplo, no equilíbrio, e o bom estado da flora bacteriana e do trato digestivo afetará diretamente a absorção adequada desses nutrientes”, acrescenta Meritxell Martí.

Colágeno hidrolisado

À nossa disposição temos colágeno hidrolisado. Através do processo de hidrolisação, as grandes cadeias de colágeno são quebradas para obter moléculas muito menores desse peptídeo. Dessa forma, o colágeno é melhor absorvido pelo organismo e seus peptídeos podem atravessar, sem problemas, a barreira intestinal e atingir os tecidos em que cumprem a sua missão.

No caso dos suplementos, vão ajudar-nos a aumentar a massa muscular (desde que haja treino de força), ao nível da artrite (é um bom protetor ao nível das articulações), também em relação à elasticidade das a pele, devido à sua função de cola de todos os tecidos conjuntivos. Se as moléculas necessárias não estiverem presentes na quantidade correta na dieta, teremos que suplementá-las. Como dissemos, o colágeno é misturado com minerais , por isso os suplementos que vamos encontrar são frequentemente apresentados junto com minerais, para melhorar essa função.


--Continua depois da publicidade--

No final das contas, uma das chaves para que o colágeno tenha uma função maior é a fórmula mestra em que se encontra, a forma farmacêutica desse colágeno, pois é verdade que parte do benefício do colágeno, quando por exemplo é potável, é a formulação, o que torna sua eficácia maior, pois é melhor absorvida e, portanto, temos uma maior biodisponibilidade da mesma. No caso do colágeno hidrolisado, ao realizar a hidrólise desse colágeno, e poder fragmentá-lo em moléculas menores, conseguimos que ele passe melhor pelas paredes do intestino, o absorva melhor e, portanto, chegue de forma mais eficaz e em concentrações mais altas. Aliás, é sempre recomendado, aliás, tomá-lo justamente nesta formulação, para que seja absorvido mais.

Colágeno e pele

Meritxell Martí acrescenta, em relação à pele, uma informação importante: para melhorar a qualidade da pele em geral, podemos agir por fora com cosméticos, mas será muito mais eficaz se agirmos por dentro no ao mesmo tempo, estimulando os fibroblastos onde não atingem os cosméticos. Parece o mais lógico, agir sobre essas células de dentro para fora e o melhor caminho é com a dieta e os suplementos nutricionais que vão completar ou complementar essa dieta.

Também temos claro que ao longo dos anos ou em diferentes circunstâncias, surgem diferentes deficiências e outras necessidades, em que podemos precisar de suplementos extras, como gravidez, períodos de fadiga ou estresse ou mesmo logo após uma operação para ajudar a curar. Além disso, simplesmente com o passar do tempo, nossa capacidade de reparo celular diminui ou o sistema imunológico enfraquece.

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Encontre mais notícias de Saúde

 

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
POR MELHORIAS
Grupo faz manifestação no pedágio de Lucas cobrando duplicação da BR 163
maio 21, 2022
POLÍCIA
Assaltantes são presos em Lucas do Rio Verde e caminhonete roubada é recuperada
maio 21, 2022