28 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 agosto, 2022
Publicidade
InícioSAÚDESaiba mais sobre os benefícios da erva de São João

Saiba mais sobre os benefícios da erva de São João

Esta planta medicinal tem sido usada há séculos por seus inúmeros benefícios à saúde
Texto por CENÁRIOMT

Nós a conhecemos como hypericum ou erva de São João ( Hypericum perforatum L. ) e é uma planta medicinal que não é nova, mas tem sido usada há séculos. Isso é confirmado pela empresa farmacêutica Mar Sieira, que lembra que já era conhecido desde os tempos gregos e romanos.

Diz-se que seu nome deriva do hyperikon grego., termo que segundo alguns se refere à propriedade que lhe foi atribuída para fazer fugir espíritos malignos e aparições, propriedade que recebeu grande importância durante a Idade Média, durante a qual a planta era até pendurada nos telhados das casas para evitar males como relâmpagos ou incêndios.


--Continua depois da publicidade--

“Acreditava-se que, para obter suas virtudes mágicas, deveria ser coletado na madrugada do dia de São João (no solstício de verão)”, diz o especialista, referindo-se à sua nomenclatura.

Leia também: Plantas para aliviar a dor nos ossos

E mais informações sobre seu nome: o termo perforatum se deve ao fato de as folhas do hipericão estarem repletas de pequenas bolsas secretoras visíveis contra a luz, que parecem pequenos orifícios, dando à planta uma aparência perfurada.

Uma planta muito comum em nosso ambiente

“É uma planta difundida em toda a Europa, oeste e norte da Ásia, norte da África e América do Norte. É comum em toda a Península Ibérica e nas Ilhas Baleares. Reproduz-se em prados, sebes, matas abertas e bermas de estradas”, diz Mar Sieira.


--Continua depois da publicidade--

A parte medicinal são os topos floridos, nos quais encontramos vários componentes que lhe conferem diferentes ações. “Os mais importantes são os agentes curativos tópicos e os antidepressivos orais “, conta. Assim, topicamente, é utilizado o óleo de hipericão, que atua como anti-inflamatório em feridas e hematomas.

Você conhece seu efeito antidepressivo?

A farmacêutica destaca uma das suas propriedades mais marcantes, e conta-nos que a erva de São João destaca-se pelo seu efeito antidepressivo, com redução do comportamento agressivo e melhoria dos principais sintomas da síndrome depressiva em humanos, como falta de concentração, cansaço e insônia, por isso é usado atualmente no tratamento de formas leves ou moderadas de depressão (seu uso não é indicado para o tratamento de depressão grave). Além disso, o uso de hypericum não causa sonolência. Portanto, é um bom aliado para melhorar o humor, pois ajuda a tratar problemas de ansiedade, terrores noturnos , depressão leve ou falta de humor.

Principais benefícios

Os especialistas da Kyrocream resumem claramente outros fatos curiosos sobre o hipérico que você pode não saber:

  • propriedades antibióticas.  Os usos medicinais da erva de São João são conhecidos desde a Grécia Clássica, embora seja verdade que se popularizou durante a Idade Média, devido à sua capacidade de curar feridas. Mais tarde, sua fama aumentou durante os episódios de guerra, e também passou a ser conhecida pelo nome de ‘erva militar’, pois era usada em pomadas para acelerar a cicatrização de feridas.
  • Bom para dor de cabeça. Hypericum é uma planta ideal para todas aquelas pessoas que sofrem de enxaquecas, enxaquecas ou dores de cabeça, sendo um aliado natural para aliviar este tipo de doença.
  • aliado cosmético. O óleo de erva de São João é adstringente, tornando-se um bom aliado para a pele oleosa. Na cosmética, o hypericum tende a ser usado externamente, para ser aplicado na pele na forma de óleos, cremes, limpadores de pele, etc.
  • Bom para sua memória . Propriedades antioxidantes são atribuídas à erva de São João, que aumenta a atividade cognitiva e melhora a memória.
  • Propriedades anti-inflamatórias. A inflamação muscular e a dor nas articulações podem ser tratadas com hipérico devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Hypericum ajuda a eliminar e reduzir dores articulares ou musculares, atuando com grande eficiência em qualquer área e parte do corpo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

MAIS DE 8 SEGUNDOS
Peão de Rondonópolis leva a melhor no rodeio em touro realizado em Lucas do Rio Verde
agosto 08, 2022
TRÂNSITO
Médica veterinária morre em grave acidente na BR-163; Era moradora de Lucas do Rio Verde
agosto 08, 2022
SALDO POSITIVO
No encerramento da Expolucas 2022, Binsfeld faz avaliação positiva do evento
agosto 08, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Último prêmio de R$ 10 mil da Expolucas 2022 sai para três luverdenses
agosto 08, 2022