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sábado, 13 agosto, 2022
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Quais são as dietas populares? Como perder peso?

Texto por CENÁRIOMT

Quais são as dietas populares? Como perder peso? Nestas semanas antes do verão, multiplicam-se as buscas por informações sobre dietas. Quem mais menos quer chegar às férias sem aqueles quilos extras , mas não é uma tarefa simples que pode ser alcançada como que por magia.

Especialistas insistem que não se trata de seguir uma dieta expressa para obter resultados rápidos, mas sim de mudar hábitos.


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Isso também é interessante: Como garantir uma dieta saudável, variada e equilibrada?

Mas a evidência não pode ser negada, e as dietas estão lá. E há muitas pessoas que procuram alternativas para perder peso .

Leia mais sobre o assunto: Dietas com baixo teor de carboidratos não emagrecem mais que outras

Sobre as dietas desaconselháveis ​​e as que podem nos fazer bem, conversamos com Andrea Calderón, professora de Nutrição da Universidade Europeia e secretária científica da Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação (SEDCA).


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É possível viver de dieta?

A verdade é que existem pessoas que vivem constantemente de dieta. Perguntamos ao especialista se ele considera isso um erro. E não poderia concordar mais. “Aqui é importante destacar o termo ‘dieta’, que se tornou feio e confuso nos últimos anos, sendo usado apenas quando falamos em perda de peso.

Dieta significa ‘padrão alimentar’, razão pela qual todos seguem ou seguem uma dieta, que é a nossa rotina alimentar. Dito isto, as pessoas que estão constantemente à procura de dietas para perder peso , ou de vez em quando ‘fazer dieta’: antes do verão, depois do Natal, em setembro… custa mais caro do que imaginávamos”, explica.

E ele resume algumas das razões para nós: “Para começar, porque viver assim sempre não dá certo e eles não vão atingir o objetivo desejado. O corpo, estando sempre em restrição calórica, principalmente baseada em dietas mal planejadas ou dietas milagrosas, gera uma espécie de resistência para perder gordura, e acaba estagnando ou o famoso efeito rebote. Isso ocorre porque ‘estragamos’ ou desaceleramos o metabolismo, conseguindo em um resumo muito simplista, que comendo menos do que antes, não perdemos mais gordura ou até ganhamos peso novamente. Por outro lado, não é menos importante mencionar a importância da má relação com os alimentos que se adquire, desenvolvendo obsessão, frustração… e até afetando seriamente a saúde mental.

A tudo isso ele acrescenta que, além disso, as dietas das pessoas que pulam de dieta em dieta, ou entram no barco das dietas milagrosas ou que prometem falsas promessas, geralmente não são saudáveis ​​ou completas. Eles geralmente são carentes de nutrientes, muito restritivos e mal equilibrados.

Dietas no verão

Agora, além disso, que o verão se aproxima, há uma proliferação de informações sobre como perder peso diante desses meses de sol e praia, o que você recomenda para alguém que está preocupado em como manter o peso sob controle? “Recomendo que você fique longe do conceito de ‘cirurgia do biquíni’ de correr com uma dieta antes do verão para fins puramente cosméticos. Querer melhorar a estética junto com a saúde é lícito e a nutrição é fundamental para isso, mas eles têm que ficar de olhos bem abertos para não cair em falsas promessas ou traições, pois é um momento muito sensível em que vão ser bombardeado com propaganda enganosa de dietas desse tipo”, detalha.

“Como profissional de saúde, e sobretudo como Nutricionista-Nutricionista, esta é uma situação que me preocupa particularmente porque tudo isto leva as pessoas a tentarem aderir a qualquer dieta que prometa resultados rápidos e fáceis, que claro, prioriza a perda de peso, a sua saúde. Por isso, gostaria de enfatizar a importância de detectar esse tipo de dieta por meio de uma série de dicas que todos têm em comum, e que nos avisarão que não é recomendado segui-la”, detalha e resume que deve ficar longe de dietas que:

  • Eles priorizam a perda de peso sobre sua saúde.
  • Dietas muito ricas em proteína animal como nutriente principal e pobres em nutrientes essenciais: como dietas proteicas ou a dieta Dukan.
  • Dietas baseadas em substitutos de refeição, suplementos, shakes ou desintoxicação.
  • Dietas que proíbem uma lista de alimentos.
  • Dietas que prometem resultados garantidos e rápidos.
  • Dietas sem qualquer evidência científica: a dieta do pH, a dieta do grupo sanguíneo…
  • Dietas anunciadas por celebridades.

Uma Dieta individualizada

Uma das chaves, aliás, como insistem os especialistas, é a personalização da dieta, de acordo com nossas necessidades. “Devemos tentar evitar ‘dietas de gaveta’ ou dietas pré-estabelecidas, que são iguais para todos e não levam em conta: nem seus hábitos, nem suas necessidades, nem sua rotina, gostos ou preferências. Primeiro porque pode não ser suficiente, equilibrado ou ajustado para você, e segundo porque por mais bem calibrado e projetado que seja, pode não se adequar à sua rotina, situação ou gostos. Nesse caso , a evasão é muito alta e não ensinam a comer bem, que é o objetivo final”, conta.

Dito isso, a nutricionista nos conta que existem milhares de dietas que podem ser saudáveis, nutritivas, completas e, no caso dela, ajudar a perder gordura corporal desde que acompanhadas de exercícios físicos. “Por isso, quando me perguntam qual é a dieta ideal para o objetivo X, não posso responder, nem podemos classificar as dietas como boas ou ruins, pois sua qualidade é determinada pelas escolhas alimentares diárias. Por exemplo, você pode fazer uma abordagem de jejum intermitente para uma dieta mal planejada, rica em produtos não saudáveis, açúcares… etc; ou jejum intermitente com uma alimentação completa, bem planejada e saudável”, conta.


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Dietas populares

Quais são as dietas mais saudáveis ​​na sua opinião? “Como já mencionamos, não existem dietas mais ou menos benéficas, depende da pessoa. Mas posso citar dietas saudáveis ​​e opções variadas para propor dietas para perder gordura corporal como”:

  • Dieta mediterrânea. Seja normocalórica ou hipocalórica, se queremos perder peso, esta dieta rica em vegetais e alimentos locais de qualidade é uma excelente alternativa que pode ser adaptada a qualquer pessoa.
  • Dieta vegetariana ou vegana. Total ou parcialmente isentos de alimentos de origem animal. Uma dieta vegana pode ser totalmente equilibrada, saudável e completa (exceto pela suplementação de vitamina B12) se você souber como planejá-la. Além disso, apesar dos mitos que o cercam de que promove a obesidade, é uma excelente opção para perder gordura corporal ou melhorar a composição corporal.
  • Dieta reduzida em carboidratos.
  • Dieta com baixo teor de gordura .
  • Dieta reduzida em carboidratos e gorduras de forma balanceada.
  • Dieta com abordagem de jejum intermitente de diferentes formatos.
  • Dieta baixa em carboidratos  ou também dieta cetogênica (muito baixa em carboidratos, mas seguida apenas por um tempo).

“O que é fundamental e todos eles têm em comum é que a ingestão de proteínas nunca deve ser cortada, então as dietas para perda de gordura devem ser sempre levemente hiperproteicas. Esse nutriente é essencial em quantidade suficiente dia após dia, além de ser o mais saciante e ajudar a controlar a fome”, conta.

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Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

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