15.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEOncoliq: conheça o teste que pode detectar o câncer com uma amostra...

Oncoliq: conheça o teste que pode detectar o câncer com uma amostra de sangue

Da Argentina vem uma esperança em relação aos métodos para detectar o câncer. Por meio de um exame de sangue, será possível verificar o estado de saúde do paciente em relação a esses tumores malignos.
CENÁRIOMT

Como detectar o câncer em período hábil? A detecção do câncer , por enquanto, requer equipamentos específicos e invasivos. No entanto, um grupo de pesquisadores argentinos, sediados no Instituto de Biologia e Medicina Experimental (IBYME) do Conicet e na Universidade de San Martín, desenvolveu um teste para medir a presença de “microRNAs”, pequenas partículas que funcionam como bio- marcadores da presença de um tumor, com base em um exame de sangue . Esta startup, denominada Oncoliq , permitirá a detecção de doenças oncológicas sob o mesmo conceito.

A empresa Oncoliq está fabricando um kit para detecção precoce de câncer de mama e próstata, e investigando a detecção de outros tipos de câncer por meio de um simples exame de sangue . Especificamente, um teste de triagem foi desenvolvido por meio de moléculas chamadas microRNAs, que são encontradas em todas as nossas células e em estágios muito iniciais de desenvolvimento do tumor.


--Continua depois da publicidade--

Ao contrário da análise de sangue com técnica de PCR, este kit inovador para detectar câncer é simples e barato, pois a PCR requer equipamentos caros e pessoas altamente treinadas para seu desenvolvimento eficaz. Portanto, este teste já tem uma patente provisória nos Estados Unidos e estima-se que ao longo dos meses, e após outros estudos, comece a ser aplicado no resto da América.

Como é feito o exame para detectar o câncer?

“Está sendo realizado um teste piloto com a aprovação dos comitês de ética e o consentimento informado dos participantes que nos dão uma amostra de sangue e uma cópia da mamografia que enviamos para a Imago Systems, startup que analisa imagens com inteligência artificial”, avançaram do núcleo de pesquisadores para La Nación, ressaltando a importância que o exame de sangue terá neste kit.

Além disso, os estudiosos destacaram que essa metodologia para detectar o câncer por meio de um simples exame de sangue será totalmente inovadora, embora no momento estejam buscando financiamento para ampliar os testes e coletar mais evidências.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!


--Continua depois da publicidade--
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
POR MELHORIAS
Grupo faz manifestação no pedágio de Lucas cobrando duplicação da BR 163
maio 21, 2022
POLÍCIA
Assaltantes são presos em Lucas do Rio Verde e caminhonete roubada é recuperada
maio 21, 2022