23.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 19 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEO que os idosos devem comer?

O que os idosos devem comer?

A velhice produz inúmeras mudanças físicas que tornam necessário ajustar os padrões alimentares para manter uma boa saúde.
CENÁRIOMT

O que os idosos devem comer? Embora o envelhecimento seja um processo natural progressivo, tanto físico como mental, que cada pessoa sofre com intensidade diferente, podemos dizer que a velhice começa aproximadamente por volta dos 65 anos de idade.

Uma fase em que ocorrem inúmeras mudanças físicas que se traduzem em uma série de diferentes necessidades nutricionais.


--Continua depois da publicidade--

Dicas para uma alimentação adequada na velhice:

-Calorias/dia: Nesta fase da vida, o gasto energético é reduzido pela redução da atividade física e da atividade metabólica da massa corporal magra. Assim, as necessidades são de 2.400 kcal por dia para homens com mais de 60 anos e 2.000 kcal para mulheres da mesma idade. Essa ingestão calórica será reduzida em 10% a cada década a partir dos 60 anos.

-Proteínas: Apesar da diminuição do gasto energético, as necessidades proteicas não serão afetadas, portanto a contribuição deve ser de 0,8-1g/kg/dia de proteína. Devem consumir 60% de proteína animal (carne, peixe, ovos, leite) e 40% de proteína vegetal (leguminosas, nozes ).

-Hidratos de carbono:A ingestão de carboidratos complexos é ideal, pois são de fácil digestão e não produzem aumentos ou diminuições de açúcar. Os alimentos que os contêm são cereais, pão, legumes, verduras, legumes, arroz.

-Açúcares: Durante a velhice, a glicemia está elevada, por isso deve-se ter um controle especial com o consumo de doces e pães para que a glicemia não suba acentuadamente, o que pode ter consequências negativas.


--Continua depois da publicidade--

-Gorduras: A qualidade da gordura dietética é essencial para a prevenção de doenças crônicas. O consumo de gordura insaturada deve ser favorecido em relação à gordura saturada sobretudo é conveniente evitar a deficiência de ácidos graxos poliinsaturados (ômega 3) presentes nos peixes oleosos, que previnem doenças cardiovasculares, processos infecciosos e problemas inflamatórios.

-Água e líquidos: Os idosos correm grande risco de desidratação. Isso ocorre porque o mecanismo da sede está alterado, a capacidade funcional do rim é menor e há uma grande predisposição à constipação. A necessidade de água é de no mínimo 2 litros por dia ou 8 copos de líquidos na forma de água, infusões ou caldos juntamente com o consumo de alimentos com alto teor de água.

-Vitaminas: As necessidades de micronutrientes são semelhantes às da população adulta e são obtidas com uma dieta normal sem necessidade de suplementos. Deficiências de vitaminas do grupo B e vitamina C (em frutas como laranjas) têm sido observadas, pois sua absorção é reduzida devido a problemas digestivos ou interações medicamentosas.

-Minerais: Os mais importantes são o cálcio e o ferro, pois pode haver deficiências. Para atender às necessidades do primeiro deles, recomenda-se o consumo de laticínios e banhos de sol moderados para obter vitamina D, essencial para o metabolismo do cálcio. Por sua vez, são fonte de ferro: carne vermelha, vísceras, peixe, gema de ovo e leguminosas. Além disso, é importante controlar ingestão de sódio com consumo inferior a 5 g/dia para evitar o aumento da pressão arterial.

-Atividade física: A prática de atividade física moderada ao longo da vida reduz o risco de mortalidade e o aparecimento de incapacidades, aumentando a agilidade e reduzindo o número de quedas. Também tem um efeito preventivo contra a perda de massa muscular e melhora a manutenção da densidade óssea. A recomendação é manter-se fisicamente ativo por 30 minutos por dia, fazer exercícios como parte do seu estilo de vida e fazê-lo de acordo com as possibilidades de cada pessoa.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Procon orienta estabelecimentos sobre preços expostos em vitrine
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Idosos acima de 60 anos já podem tomar a 4ª dose contra Covid
maio 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será neste sábado (21)
maio 19, 2022
ELES CHEGARAM
Expodinos começa hoje na rotatória da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde
maio 19, 2022