29.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 18 agosto, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEO que é alimentação mindfulness?

O que é alimentação mindfulness?

Texto por CENÁRIOMT

O que é alimentação mindfulness? Oito em cada dez pessoas que fazem dieta falham. A falta de vontade sempre foi apontada como a causa principal, mas está sendo demonstrado que não é bem assim.

Estudos sugerem que o verdadeiro problema é que muitas pessoas obesas muitas vezes não sabem que estão realmente com fome quando comem. Eles fazem isso com ansiedade e acabam comendo muitas calorias em pouco tempo.


--Continua depois da publicidade--

Mas o cérebro pode ser treinado para comer de forma saudável e alcançar a perda de peso. Uma maneira de conseguir isso é através da alimentação consciente ou alimentação consciente , que consiste em prestar atenção total ao que você está comendo.

Ele é inspirado no mindfulness para superar o estresse e também é útil para ajudá-lo a comer sem ansiedade e de maneira mais “consciente”.

SENTE-SE EM FRENTE AO PRATO E FECHE OS OLHOS POR 5 MINUTOS

  • Analise como você se sente, o que você percebe, o que você pensa ou o que o preocupa: você está nervoso ou apressado? Você está realmente com muita fome? Você sente que seu estômago está muito vazio? Você não consegue parar de pensar em seus problemas? Reflita sobre tudo isso enquanto respira profundamente. Vai te ajudar a perceber se sua fome é real ou ansiedade.
  • Em seguida, concentre -se (única e exclusivamente) nos alimentos que enchem seu prato. Pense em como são cozinhados, visualize a loja onde são comprados, de onde vêm, como são cultivados… Realmente é como imaginar um “filme” em volta do prato, mas ajuda muito importância que merece e dê-lhe toda a sua atenção.
  • Agora você pode abrir os olhos e começar a comer. Você vai se sentir mais relaxado e com todos os 5 sentidos focados no que está disposto a fazer: saborear a comida de verdade.

APRENDA A GOSTAR DO QUE COME

Dedique 7 minutos para saborear as duas primeiras mordidas que você vai dar, isso servirá de treino para as seguintes. Pode parecer muito tempo, mas passará voando se você fizer o seguinte:

  • Dê uma boa olhada no prato. Contemple seus ingredientes, formas, cores… Olhe os cheiros…
  • Pegue lentamente os talheres, pique a primeira mordida e leve-os à boca. Pare por alguns segundos antes de inseri-lo. Em seguida, coloque-o dentro e resista à vontade de começar a mastigar.
    • Deixe os talheres na mesa. Não mastigue ainda. Com a ajuda da língua, descubra a textura do alimento, seu sabor inicial.
    • Agora sim: comece a mastigar devagar e veja como o sabor muda a cada mastigação. Não engula o alimento até senti-lo completamente esmagado.
    • Por fim, tenta seguir seu caminho até chegar ao estômago.

    Pegue os talheres novamente, dê outra mordida e repita a mesma operação, estando totalmente consciente do que está fazendo. Você verá que após a terceira mordida você come mais devagar sem perceber.

Além de seguir o passo a passo que acabamos de recomendar, essas chaves também o ajudarão em seu propósito.


--Continua depois da publicidade--
  • Escolha alimentos pouco processados. Frutas, legumes, peixe, carne magra… eles “obrigam” a mastigar mais do que pastéis, croquetes, massas… Assim não ficará tão tentado a engoli-los!
  • Não condicione a hora das suas refeições, não importa quantas coisas ou tarefas você tenha que fazer. Não olhe para o relógio enquanto come.
  • Separe meia hora a três quartos de hora para o almoço. Guarde o celular, desligue a TV, não coma enquanto trabalha na frente do computador…
  • Não fale enquanto come, assim você engole ar e a comida não cospe bem, o que dificulta a digestão.
  • “Mastigar” até líquidos: cuspir cremes, iogurtes, bebidas… Deixe-os na boca por um tempo para que se misturem com as enzimas da saliva. Isso irá ajudá-lo a comer ainda mais devagar.
  • Não se esqueça de deixar os talheres entre as mordidas. E nem pense em comer com as mãos porque você sempre fará isso mais rápido.

COMO COMER RÁPIDO AFETA A SAÚDE

Engolir alimentos sem mastigar mal tem seu preço:

  • A comida chega ao estômago mal amassada. Isso tem que investir muito esforço em digeri-los, com o qual você se sente mais cansado porque todas as suas energias estão concentradas nesse processo. E, logicamente, a digestão é mais lenta e mais pesada.
  • Você engole ar, o que causa gases, arrotos e dor abdominal.
  • Você consome até 300 kcal a mais em cada refeição. Isso foi demonstrado por um estudo publicado na revista da American Dietetic Association. Quando você come rapidamente, a leptina, o hormônio da saciedade, não tem “tempo” para enviar o sinal de saciedade ao estômago. E quando este sinal chega já é tarde demais porque você comeu demais.

É por isso que a alimentação consciente ou alimentação consciente é uma grande ajuda para manter o peso sob controle.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

CINEMA NA PRAÇA
Filme produzido em Lucas e que aborda violência doméstica será exibido hoje no Seiti Fujii
agosto 18, 2022
REFORÇADO
Luverdense segue anunciando reforços visando disputa da Copa FMF
agosto 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Cras promove Balcão de Empregos em parceria com o Sine em Lucas do Rio Verde
agosto 17, 2022
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Proposta de inovação é apresentada a prefeito e equipe de secretários durante reunião
agosto 17, 2022