17.4 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 22 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEJejum intermitente, a 'dieta' que veio para ficar

Jejum intermitente, a ‘dieta’ que veio para ficar

Na verdade, não é uma dieta no sentido estrito da palavra, mas um hábito alimentar para incluir na sua rotina diária para ganhar, acima de tudo, saúde.
CENÁRIOMT

Já ouviu falar em jejum intermitente? O jejum, como o próprio nome sugere, consiste em não comer por um número contínuo de horas.

E, na verdade, isso não é novidade; É algo que sempre foi feito. Além disso, quando os animais estão doentes, muitas vezes decidem não comer .


--Continua depois da publicidade--

Leia também: Fazer jejum intermitente pode alterar o seu humor

Nós, no entanto, assumimos o hábito (que acaba por se tornar uma obrigação ou hábito) de que tem de tomar o café , tem de lanchar entre as refeições e tem de comer, comer e comer.

BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE

Quem assiste a comerciais de TV sabe que para ter energia todos os dias é preciso tomar café da manhã. Este é realmente um grande negócio para a indústria alimentícia, ninguém ganha dinheiro quando você decide jejuar. No entanto, um dos grandes benefícios de se inscrever nessa prática é que nos sentimos com mais energia, pois nossa adrenalina aumenta . Somos uma sociedade exausta , andamos de um lugar para outro sem sentido e jejuar, acredite ou não, nos faz bem.

Outro benefício que é importante destacar é a autolimpeza do sistema digestivo que conseguimos com ele . Durante o tempo que dura, é ativado um processo de limpeza periódica cuja função é varrer e limpar o intestino dos restos da digestão, evitando assim o aparecimento de gases, supercrescimento bacteriano e ajudando a melhorar uma possível indigestão . 


--Continua depois da publicidade--

Por outro lado, aumenta a sensibilidade à insulina, reduzindo a ansiedade e retendo a massa muscular em uma possível perda de peso. Também fortalece o sistema imunológico, estimulando a autofagia (um mecanismo natural do nosso corpo que ocorre a nível celular, regenerando-se, e que está relacionado com um menor risco de contrair doenças e uma maior esperança de vida) , aumenta o metabolismo e melhora o humor em geral .

TIPOS DE JEJUM INTERMITENTE

Possivelmente você já está fazendo algum tipo de jejum inconscientemente, principalmente na hora que dedica às horas de sono. Assim, jejuar por 12 horas não é nada complicado se você terminar o jantar por volta das 21h e não comer nada até as 9h da manhã seguinte. Junto com isso, você pode fazer (sempre sob a supervisão de um especialista) , jejuar por 14 horas, 16 horas, 24 horas e até tem gente que vai até 3 dias seguidos.

O mais recomendado é o jejum de 16 horas , que não é muito complicado, mas exige alguma adaptação . Por isso, é melhor começar com o de 12 horas e ir acrescentando, pouco a pouco, mais algumas horas, com o passar dos dias. Pode ser feito uma vez por semana ou quando achar necessário. Caso queira fazê-lo todos os dias, sem dúvida precisará da ajuda e supervisão de um profissional.

Por fim, é importante que aquelas pessoas que possuem alguma patologia, como diabetes, consultem um profissional antes de fazer qualquer tipo de jejum , assim como gestantes ou que estejam amamentando, pois não é o melhor momento para praticá-lo. Além disso, seu nutricionista o ajudará a garantir que sua ingestão, antes e depois do jejum, não seja apenas boa, mas também adequada. Pois se você decidir praticar o jejum intermitente, mas o resto dos dias comer mal, pouco ou muito, não verá nenhum tipo de benefício.

SEU ALIADO PARA PRATICAR O JEJUM INTERMITENTE

A parte mais complicada do jejum é, como todo o resto, decidir começar. Depois de fazer isso, você verá que é mais fácil do que parece. Além disso, é uma prática totalmente gratuita e na qual você ganha, acima de tudo, saúde . Para poder lidar melhor, você sempre pode beber água, kefir de água, caldo de legumes e ossos, kombucha e infusões. Por isso, para que você comece com entusiasmo, propomos uma receita de caldo que pode se tornar seu melhor aliado. Não coloque nenhum tipo de vegetal na cozedura (podem ser reservados), não congele o caldo ou reaqueça-o, fervendo-o sempre antes do consumo para verificar se ainda está no estado ideal. É uma receita que conserva muito bem por 7 dias na geladeira e não precisa retirar a camada de gordura que se forma, pois é uma gordura boa.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
TRÁFICO DE DROGAS
Policiais militares apreendem mais de 19 quilos de entorpecente em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022
POR MELHORIAS
Grupo faz manifestação no pedágio de Lucas cobrando duplicação da BR 163
maio 21, 2022
POLÍCIA
Assaltantes são presos em Lucas do Rio Verde e caminhonete roubada é recuperada
maio 21, 2022