26.6 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 01 julho, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEFérias de verão exigem mais cuidados com os olhos, alerta oftalmologista

Férias de verão exigem mais cuidados com os olhos, alerta oftalmologista

Clínica Visão Oftalmologia Cuiabá, elenca principais cuidados neste período do ano
Texto por Patricia Xavier/Assessoria

Sol, mar, piscina, são sinônimos de férias de verão!  A maioria das pessoas sabe a importância de usar protetor solar, mas muitos se esquecem de cuidar bem dos olhos para evitar problemas típicos dessa época do ano.

Cuidados com os olhos

O contato dos olhos com a água, cloro, poeira, vento e sol intenso podem gerar desde um simples desconforto como: irritação nos olhos, coceira, secreção e ardência, até quadros de conjuntivites infecciosas ou úlceras de córnea.


--Continua depois da publicidade--

Ninguém quer ter as férias interrompidas por causa de uma infecção ocular, não é?

Por isso, o oftalmologista Dr. Bruno Procópio da Silva, especialista da Clínica Visão Oftalmologia Cuiabá, alerta para alguns cuidados para você aproveitar o verão ao máximo, ao mesmo tempo em que fica de olho em sua saúde ocular.

Os raios solares são prejudiciais à saúde ocular. No verão os raios UVA, UVB e UVC, ficam ainda mais intensos. A alta exposição à radiação solar pode incomodar pessoas que sofrem com a fotofobia e até mesmo gerar queimaduras nos olhos.

Os problemas que podem surgir muitas vezes são facilmente evitados com simples cuidados. O bom senso sempre prevalece na hora de prevenir, ressalta o Dr. Bruno.


--Continua depois da publicidade--

“Tentar não abrir os olhos quando submerso, lavar o rosto e os olhos com água limpa após exposição, uso dos óculos solares com filtro de proteção UVA/UVB, uso de boné ou chapéu quando exposição solar intensa são hábitos que a pessoa exposta ao sol e água do mar e piscina deve ter como cuidados dos olhos”, disse o especialista.

Dr. Bruno destaca ainda, que os usuários de lentes de contato não devem utilizá-las quando estiverem expostos a esses ambientes, pois tem um risco ainda maior de desenvolverem doenças oculares graves.

Em caso de qualquer sintoma observado, o paciente deve procurar o médico oftalmologista. “O cuidado com os olhos deve ser levado a sério o ano todo. Durante o verão, o cuidado deve ser redobrado. Como dissemos anteriormente, pode realmente ser uma simples irritação, mas também um quadro grave com grandes riscos à saúde ocular e comprometimento da visão”, pontuou o Dr. Bruno.

A visão responde por cerca de 70% dos nossos sentidos. Ou seja, cuidar dos olhos de maneira preventiva, através de um bom exame oftalmológico, pode dar a segurança na prevenção de doenças oculares e de ter um futuro excelente para ser visto aos olhos.

A Clínica Visão Oftalmologia, com 13 anos de experiência e reconhecimento, conta com uma equipe médica altamente competente e experiente, além de equipamentos modernos.

 

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SORTEIO
Segundo sorteio encerra Amor em Dobro da CDL de Lucas do Rio Verde
julho 01, 2022
Lucas do Rio Verde
Convênio firmado garante mais de R$ 2,5 mi para a agricultura familiar
junho 30, 2022
Lucas do Rio Verde
Sementes doadas para reflorestamento são plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente
junho 30, 2022
Lucas do Rio Verde
Prefeito Miguel Vaz assina convênio com Estado para investimento de mais R$ 8 milhões em iluminação pública
junho 30, 2022