Emoções e hábitos que causam pressão alta

Os profissionais asseguram que a exposição a situações estressantes e maus hábitos afetarão o desenvolvimento da hipertensão.

Fonte: CENÁRIOMT

Emoções e hábitos que causam pressão alta
Emoções e hábitos que causam pressão alta FOTO:PIXABAY

A pressão alta é um distúrbio de saúde que aumenta as chances de doenças cardíacas e, segundo especialistas, pode ser causada por diferentes hábitos e comportamentos.

 Entre as principais causas da hipertensão, os especialistas posicionam a má alimentação, a falta de exercícios e a exposição a situações estressantes .

Existem múltiplas causas que podem produzir uma alteração na pressão arterial, desde outras condições básicas de saúde, como doenças cardíacas, até emoções. 

Leia também: Alerta: sinais de que você sofre com hipertensão arterial

[Continua depois da Publicidade]

Especialistas em saúde investigaram como situações estressantes, por exemplo, podem causar um aumento súbito da hipertensão arterial , no momento em que a emoção é gerada, e também avaliam sua incidência a longo prazo.

Consequentemente, quando o corpo está sob estresse , ele produz uma série de hormônios, que podem aumentar temporariamente a pressão alta

Seguindo essa linha, é fundamental realizar atividade física para reduzir a pressão arterial elevada . Embora não tenha sido demonstrada uma ligação direta entre estresse e condições de pressão arterial, como hipertensão ou hipotensão, fica claro que tem certo grau de incidência devido aos hormônios que são produzidos nessas situações. 

Por isso, os especialistas dizem que fazer atividades que reduzem o estresse e melhoram a saúde também pode ter impacto na pressão arterial, por isso aconselham se exercitar entre 3 e 5 vezes por semana.

Por fim, a redução do consumo de sal, a ingestão acentuada de frutas e vegetais e a hidratação frequente serão alguns dos hábitos a serem implementados para evitar a hipertensão . Além disso, especialistas afirmaram que os cigarros, por exemplo, contêm compostos tóxicos e estimulantes que aumentam os níveis de pressão arterial. Por isso, entre seus conselhos, os especialistas sugerem reduzir o consumo de substâncias estimulantes como álcool, cigarro, tabaco, mas também cuidar da alimentação e evitar alimentos não saudáveis.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.