22.5 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 27 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEComo ter uma vida saudável e sustentável?

Como ter uma vida saudável e sustentável?

CENÁRIOMT

Como ter uma vida saudável e sustentável? Com certeza você já ouviu falar muito sobre desperdício zero , ou o que é o mesmo em inglês, desperdício zero . Mas o que é isso exatamente? É  uma filosofia que busca minimizar os resíduos que geramos diariamente. 

Por exemplo, quando você compra no supermercado, quando come em um restaurante ou quando recicla em casa . 


--Continua depois da publicidade--

E embora você possa pensar que suas ações não importam porque são tão pequenas, elas realmente não importam. Se todos tentassem  mudar de atitude e abraçar esse estilo de vida, seria mais fácil  proteger o planeta . 

Levar uma vida mais sustentável é possível. Mas por onde começamos? Há um desafio de 19 dias que o ajudará a reduzir o desperdício e a ter mais consciência do meio ambiente ao seu redor. 

É um manual descoberto nas redes e proposto por criadores de conteúdo como Laura Peinado Rodríguez, comprometida com o respeito ao meio ambiente. 

É hora de começar a ter uma vida saudável

  1. Garrafa de água reutilizável. Evite consumir as de plástico e dê uma chance às garrafas de vidro ou inox, que duram muito mais e são ideais para viagens. Pense que 98,5% da água da torneira na Europa é potável, aproveite!
  2. Barras sólidas de sabão.  Por alguns anos, géis e xampus em formato sólido tornaram-se populares . A vantagem? Duram mais que os convencionais e também não utilizam água em seu preparo. 
  3. Pasta de dentes. É outro dos produtos que você consome diariamente e seu formato plástico é bastante difícil de reciclar. Tente apostar em uma pasta de dente com componentes naturais e com formato recarregável. 
  4. Lâmina de barbear. Você sabia que existem alternativas reutilizáveis? Eles não são tão baratos quanto os descartáveis, mas se você cuidar deles, eles podem durar uma vida inteira. A única coisa que você precisa trocar periodicamente são as lâminas internas e manter a estrutura.
  5. chuveiros mais curtos.  O momento do banho é sagrado e todos aproveitam esse momento. Mas você sabia que a OMS recomenda que dure, no máximo, cinco minutos? Desta forma evitamos ultrapassar os 95 litros de água para consumo médio diário.
  6. Escova de dentes. Acredite ou não, eles levam entre 500 e 1000 anos para se decompor. Incrível, não é? Bem, é hora de trocá-las e optar por escovas de dentes de bambu. São muito resistentes e existem opções compostáveis. 
  7. Desodorante. Nós os usamos diariamente, mas os que vêm em formato aerossol são mais complicados de reciclar, pois precisam de tecnologia especial para separar seus metais. Quer economizar e cuidar do meio ambiente? Mude para o desodorante de pedra de alúmen , 100% natural e capaz de durar anos. 

Essas são algumas das mudanças que você pode fazer para levar uma vida sustentável, mas não são as únicas. Existem outros pequenos gestos que vão ajudar o planeta e fazem parte deste desafio: 


--Continua depois da publicidade--
  • Troque a pipoca de micro-ondas por embalagens sustentáveis ​​ou pipoca natural. 
  • Use esponjas de pano em vez de de plástico. 
  • Aposte em sacolas reutilizáveis ​​e de pano. 
  • Embrulhe os presentes com pano ou papel reciclável. 
  • Aposte em canudos de metal ou bambu. 
  • Armazene os alimentos em potes ou recipientes sustentáveis. 
  • Reutilize o jornal para presentes ou artesanato. 
  • Separe os resíduos de papelão, plástico e vidro em seus recipientes correspondentes. 
  • Faça um consumo consciente de alimentos. 
  • Traga seu próprio recipiente para as cafeterias. 

Como você pode ver, são pequenos gestos que você pode realizar porque são muito simples. Simplesmente, devemos tentar mudar hábitos que internalizamos para outros que sejam mais sustentáveis ​​para você, o meio ambiente e, em geral, o planeta. Você se atreve a fazer parte da mudança?

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

BOAS VINDAS
Juiz e delegados são recebidos em sessão especial pela OAB de Lucas do Rio Verde
maio 27, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Núcleo de atendimento a vítimas de violência leva palestra a estudantes de Lucas do Rio Verde
maio 27, 2022
POLÍCIA
Homem é preso em flagrante após ameaçar a esposa em Lucas do Rio Verde
maio 27, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Esporte e Lazer abre inscrições para 2ª etapa do Desafio MTB
maio 26, 2022