29.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEComo o exercício pode ajudar a combater a obesidade?

Como o exercício pode ajudar a combater a obesidade?

É essencial evitar um estilo de vida sedentário
CENÁRIOMT

Como o exercício pode ajudar a combater a obesidade? Que a sociedade de hoje tem um grande problema com excesso de peso é um fato. E não há dúvidas de que o sedentarismo tem muito a ver com esses números.

 A obesidade traz graves consequências para a saúde, pelo que o exercício físico torna-se um pilar essencial para o bem-estar das pessoas, independentemente da sua idade, sexo, peso ou condição física.


--Continua depois da publicidade--

As suas vantagens estão mais do que comprovadas, e não só proporciona múltiplos benefícios para combater o excesso de peso, como também ajuda a melhorar o nosso nível de autoestima e regulação do sono, dois elementos essenciais no nosso dia-a-dia.

 E é que se estivermos acima do peso, quando incorporarmos o exercício em nossa rotina, veremos que isso nos traz boas notícias em relação à sensibilidade à insulina, inflamação crônica de baixo grau, pressão arterial, massa muscular, melhora da memória, redução de depressão e ansiedade e melhora da qualidade de vida.

Força + cardio, a dupla infalível

“Para resolver nosso excesso de peso, precisamos fazer treinos combinados (força e cardio), juntamente com boas orientações alimentares, orientados por um nutricionista ou profissional de saúde”, afirma Josep Cantos, gerente de Esportes do Cool Training Hub.

Isso desmonta uma das crenças tradicionais, que apontavam longas rotinas de cardio como os melhores exercícios para se livrar do excesso de peso. “Atualmente, foi demonstrado que o treinamento de força deve ser a base, combinado com sessões de cardio que podem ser mais ou menos intensas. Nós, do personal training, usamos uma combinação de diferentes exercícios que vão desde exercícios de força, exercícios cardio, pilates, mobilidade”, diz Neftalí Haro Frías, diretor de Happy Fit By NEF.


--Continua depois da publicidade--

Escolha um exercício que nos motive

É claro, portanto, que temos que nos movimentar, que não há desculpas para não nos exercitarmos se queremos manter a balança sob controle. E aí vem uma das principais perguntas: qual escolher? Regras gerais não podem ser dadas sem avaliar cada caso, pois cada pessoa é única e tem suas necessidades. “É preciso encontrar um equilíbrio, 2-4 dias de treino, sempre graduais e com objetivos atingíveis a curto prazo para nos mantermos motivados e outros objetivos mais difíceis, para nos mantermos ativos”, diz Josep Cantos, gestor desportivo do Cool Training Hub. Assim, para manter uma vida saudável não existe uma rotina única, cada movimento conta, “o importante é escolher uma rotina que você goste e assim garantimos que você pode mantê-la e incorporá-la ao seu dia a dia, em geral você pode combinar exercícios de força de 30 a 50 minutos por dia”,

Guerra ao sedentarismo

Intimamente ligado ao excesso de peso está um estilo de vida sedentário. E grande parte da culpa recai sobre os novos hábitos em que as telas estão excessivamente presentes em nossas vidas, principalmente entre os mais jovens. Muitos adolescentes e jovens mudaram de sair com os amigos para jogar online com eles. “36% dos espanhóis estão acima do peso e 17% são classificados como obesos. Além disso, a população sofreu um aumento significativo do sedentarismo devido à pandemia”, explica Gressly Arevalo, que, com base nesses dados, não hesita em recomendar caminhar mais , selecionar os macronutrientes que nos dão energia, fazer algum tipo de exercício que você gosta e crie bons hábitos de longo prazo.

“Encontrar uma rota de fuga no esporte é algo muito positivo, pois faz com que esses usuários melhorem sua saúde mental e física. Se deixarmos que eles escolham o caminho, eles vão fluir mais, vão colocar paixão no que fazem e não vão tomar isso como uma obrigação”, afirma Josep Cantos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Caminhão tomba em rotatória em Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022
EM BUSCA DA TITULAÇÃO
Em busca de regularização de imóveis, Comel pede apoio para a Câmara de Lucas do Rio Verde
maio 23, 2022
Mato Grosso
Polícia Civil prende em Lucas do Rio Verde foragido da Justiça do Estado de São Paulo
maio 23, 2022
Lucas do Rio Verde
Edição do Campeonato Municipal de Futebol 7 terá mais de 40 equipes
maio 23, 2022