21.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 04 julho, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEComo funciona o colágeno? Saiba mais sobre esse produto que promete milagre

Como funciona o colágeno? Saiba mais sobre esse produto que promete milagre

Texto por CENÁRIOMT

Como funciona o colágeno? Esta é uma proteína que o nosso próprio organismo produz. Mas com o passar dos anos, a idade restringe a capacidade do nosso corpo de construir a substância.

Ele contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo — como ossos, músculos, tendões e articulações.


--Continua depois da publicidade--

Leia mais: Aprenda a fazer o bombom de colágeno que firma a pele

O colágeno é a proteína mais abundante no ser humano e representa mais de 30% do total. Quando o corpo detectar a escassez, o melhor a se fazer é começar a adaptar a nossa alimentação para que não sofra com a falta.

Conheça os tipos de colágeno

Colágeno tipo I

É o mais abundante e é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Apresenta-se sob a forma de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões.

Colágeno tipo II

É encontrado nas cartilagens. Associa-se a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água, por exemplo. Ele funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando à forma primitiva quando a pressão cessa. Funciona como uma espécie de mola, que permite ao joelho, por exemplo, aguentar o peso do corpo.


--Continua depois da publicidade--

Colágeno tipo III

É comumente encontrado nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável.

Colágeno tipo IV

É formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas. Elas se prendem umas nas outras pelas extremidades e formam uma rede semelhante a uma tela de arame. Ao se associar a moléculas não fibrosas da matriz extracelular, formam uma membrana que age como um filtro.

Suplemento de colágeno

Apesar dos benefícios estéticos que possam advir da toma deste suplemento, é também recomendável a nível de desempenho físico.

Se pratica atividade desportiva, muitos serão os especialistas que o apontarão a toma de colágeno como indispensável para prevenir lesões e garantir o máximo rendimento.

Fonte de colágeno na alimentação

Ele está presente carnes vermelhas, peixe e frutos secos. Todavia, o nosso corpo não tem grande facilidade em absorvê-lo.

Por isso, o ideal será que o colágeno se hidrolise, ou seja, que passe por um processo químico que o fracione em aminoácidos, que são de mais fácil absorção.

É por isto que o suplemento mais comumente encontrado no mercado é o colágeno hidrolisado, que já se encontra pronto para ser absorvido pelo organismo.

Quando começar a tomar?

É a partir de cerca dos 25 anos que o corpo começa a diminuir a produção de colágeno. A média de redução é de 1,5% a cada ano.


--Continua depois da publicidade--

A partir dos 40 anos de idade, esta proteína desgasta-se mais rápido do que se produz.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

DISPARADA
Lucas do Rio Verde registrou mais de 720 novos da Covid-19 na última semana
julho 04, 2022
DIREITO ANIMAL
Lucas do Rio Verde: Em evento escolar, defensores falam sobre direitos e proteção de animais
julho 04, 2022
EDUCAÇÃO
Projeto que cria passe livre a estudantes é aprovado pela Câmara de Lucas do Rio Verde
julho 04, 2022
RGA DA EDUCAÇÃO
Prefeito Miguel participa de reunião com vereadores para esclarecer erro material em projeto de lei
julho 04, 2022