16.6 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 maio, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEComo evitar lesões durante os exercícios?

Como evitar lesões durante os exercícios?

7 dicas para curtir o esporte cuidando das articulações
CENÁRIOMT

Como evitar lesões durante os exercícios? Você tem que se manter ativo, se exercitar. Não paramos de repetir. Mas, sim, você tem que fazer isso com a cabeça. 

E é que se não levarmos em conta algumas considerações, podemos ter dores nas articulações e, o que é pior, lesões nelas que acabam condicionando, e muito, nossa qualidade de vida. 


--Continua depois da publicidade--

Leia também: Perca peso com esta rotina de 6 exercícios para eliminar as gordurinhas

Por esse motivo, há uma série de dicas que devemos levar em conta, se nosso objetivo é desfrutar de qualquer atividade esportiva, evitando dores e cuidando de nossas articulações.

Como evitar lesões: adapte a frequência à sua condição física

Todos começamos com muita energia, com muita vontade, e até tentamos nos exercitar diariamente sem parar para pensar que essa decisão pode supor um esforço excessivo que nos causa, como poderia ser de outra forma, desconforto.

 E, o que é pior, podemos ficar frustrados e, no final, até mesmo abandonar a atividade por completo. 


--Continua depois da publicidade--

Por esta razão, é aconselhável adaptar a prática desportiva tendo em conta fatores como a condição física anterior, o estado de saúde atual, a idade e os objetivos a atingir.

Bem planejado para otimizar resultados

Você não pode pular a rotina dia após dia. Por esse motivo, você deve ser consistente e se comprometer, e se visualizar de maneira ordenada ao longo das semanas, poderá ter uma visão muito mais clara de quais são seus objetivos e como alcançá-los sem colocar sua saúde física em risco. Não hesite: se você for organizado, poderá ter as orientações necessárias para não saturar os músculos e as articulações.

 Hidrate-se adequadamente

Praticar esportes sem repor os líquidos perdidos é um grande erro. Isso também é confirmado pelos especialistas da Procare Health, que enfatizam a importância de uma boa hidratação antes, durante e após a atividade física.

 Isso nos ajudará a prevenir o aparecimento de problemas como pressão baixa e tontura, mas também nos ajudará a manter o desempenho dos músculos e articulações, que estarão bem lubrificados dessa maneira, o que nos ajudará a evitar transtornos desnecessários.

 Aquecimento, essencial

Se você não se aquecer antes de praticar esportes, é mais provável que as lesões apareçam. E é que não realizar um aquecimento prévio à atividade física que ative nossos músculos e articulações pode causar uma série de desconfortos ou lesões. Por isso, é um passo incontornável, aquecer de forma correta e consciente, hábito que nos permitirá suportar a intensidade do trabalho físico que faremos mais tarde.

Sempre com os sapatos certos

E é muito importante obter os calçados esportivos com os quais nos exercitamos. Assim, uma má escolha de calçados esportivos pode desencadear dores não apenas no próprio pé, mas também em outras partes do corpo, como joelhos, tornozelos ou quadris. “Adaptar o calçado ao tipo de esporte ou atividade a ser realizado ou à superfície onde vamos desenvolvê-lo nos ajudará a nos sentirmos confortáveis ​​e será fundamental para que nossa rotina esportiva termine em vitória”, comentam os especialistas.

A importância de conhecer a técnica

Você pode fazer corrida , boxe, HIIT… o que for melhor para você, é claro. Mas seja qual for a disciplina escolhida, é importante conhecer a técnica para não sofrer lesões que nos levarão a ter que parar a atividade por um período de tempo. Não se deve esquecer que uma boa postura, o uso correto dos elementos utilizados e a colocação em prática de conselhos de profissionais do setor nos ajudarão a praticar esportes de maneira adequada sem colocar em risco nossa saúde física.

Açafrão, um bom aliado se você tem dor

Às vezes, a dor nas articulações impede você de praticar esportes como gostaria. Não é uma má opção recorrer a remédios naturais de plantas que podem nos ajudar a combater esses desconfortos, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, como é o caso da cúrcuma. Gengibre, alecrim ou gaultéria também são úteis.


--Continua depois da publicidade--

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura avança na revitalização e abertura de ciclovias em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia prende homem por agredir esposa gestante e enteada menor de idade em Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
Mato Grosso
Polícia realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
maio 22, 2022
TRÂNSITO
Motorista perde controle de veículo e bate em carreta parada em Lucas do Rio Verde
maio 21, 2022