30.3 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 18 agosto, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEChá e café pode ajudar a evitar a demência

Chá e café pode ajudar a evitar a demência

Um novo estudo mostrou que beber chá e café, separadamente ou em combinação, está associado a um menor risco de acidente vascular cerebral e demência; isso é tudo que sabemos
Texto por CENÁRIOMT

As bebidas preferidas de muitas pessoas são o chá e o café , e embora haja quem alerte para os seus possíveis riscos para a saúde, a verdade é que um novo estudo mostrou que ambos podem ser uma das melhores opções para proteger o cérebro e prevenir algum acidente vascular cerebral e demência -como Alzheimer ou vascular-; e até mesmo demência pós-AVC.

De acordo com o estudo “Consumo de café e chá e risco de desenvolver acidente vascular cerebral, demência e demência pós-acidente vascular cerebral: um estudo de coorte no UK Biobank”, publicado em novembro de 2021 , beber chá e café , separadamente ou em combinação, teria uma possível relação benéfica para proteger o cérebro contra o risco de acidente vascular cerebral, demência e demência pós-AVC, isso graças aos nutrientes das duas bebidas.

Leia também: O acontece com o corpo depois que você para de tomar café?

A preocupação dos especialistas que realizaram esta pesquisa destaca porque “globalmente, mais de 50 milhões de pessoas tiveram demência em 2019. Este número deverá aumentar para 152 milhões até 2050″; enquanto um acidente vascular cerebral “responsável por 10 por cento de todas as mortes em todo o mundo.” Por outro lado, ressaltam que ambos “compartilham cerca de 60% dos fatores de risco e proteção. Em princípio, estima-se que 90% dos acidentes vasculares cerebrais e 35% das demências possam ser prevenidos “, e uma das formas seria através dos nutrientes do chá e do café.

Para chegar à conclusão acima, os pesquisadores acompanharam  de perto 365.682 participantes do Reino Unido com idades entre 50 e 74 anos por mais de 10 anos; Para isso, “os modelos de riscos proporcionais de Cox foram usados ​​para estimar as associações entre o consumo de café/chá e a incidência de acidente vascular cerebral e demência “, embora tenham sido levadas em consideração variáveis ​​como sexo, idade, dependência de álcool ou tabagismo, tipo de dieta e história familiar de outras doenças, para citar alguns.

Analisando os dados registrados por 11 anos e quatro meses, os pesquisadores detalharam que ” beber café e chá separadamente ou em combinação estava associado a um menor risco de acidente vascular cerebral e demência . Beber café sozinho ou em combinação com chá estava associado a um menor risco de pós- – demência por acidente vascular cerebral.

Quanto café e chá devem ser bebidos para proteger o cérebro?

Sabemos que o chá e o café estão entre as bebidas mais consumidas em todo o mundo e que uma única pessoa pode tomar mais de uma xícara por dia, e os especialistas parecem alertar que esta última pode ser uma excelente forma de cuidar da saúde. entre os resultados do estudo destaca-se que:

  • Ingestão de café de 2 a 3 xícaras; A ingestão de chá de 3 a 5 xícaras ou a ingestão combinada de 4 a 6 xícaras foi associada à menor taxa de risco de acidente vascular cerebral e demência
  • Beber 2 a 3 xícaras de café com 2 a 3 xícaras de chá por dia foi associado a um risco 32% menor de acidente vascular cerebral e um risco 28% menor de demência
  • A ingestão de café sozinho ou em combinação com chá foi associada a um menor risco de demência pós-AVC.

De acordo com os achados, não se pode esquecer que ambas as bebidas são ricas em nutrientes , dentre os quais se destacam antioxidantes e outros compostos bioativos. Além disso, o chá é conhecido por ser uma fonte muito boa de cafeína, polifenóis catequinas e flavonóides, que ajudam a prevenir o estresse antioxidante e anti-inflamatório.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Teve início a 12ª edição do Campeonato de Futebol Amador em Lucas do Rio Verde
agosto 18, 2022
SEGURANÇA
Guarda Civil Municipal apreende motocicleta em rua do bairro Rio Verde
agosto 18, 2022
LOTEAMENTO DE CHÁCARAS
Após ação do MPE, Justiça embarga projeto de loteamento em Lucas do Rio Verde
agosto 18, 2022
CINEMA NA PRAÇA
Filme produzido em Lucas e que aborda violência doméstica será exibido hoje no Seiti Fujii
agosto 18, 2022