13.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 11 agosto, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEBoswelia: Conheça a planta usada para tratar artrite reumatóide

Boswelia: Conheça a planta usada para tratar artrite reumatóide

Boswellia tem propriedades para a saúde das articulações e é frequentemente usada para tratar doenças crônicas, como artrite reumatóide
Texto por CENÁRIOMT

Como tratar a tratar artrite reumatóide? Existem plantas medicinais que nos são mais familiares, como a aloé vera , e outras que, pelo contrário, conhecemos menos, parecem-nos mais exóticas, mas também têm um bom número de propriedades saudáveis.

Uma delas é a boswelia que, como nos conta a empresa farmacêutica Mar Sieria, é um gênero de árvores muito valorizado por suas gomas-resinas, que é sua parte medicinal.


--Continua depois da publicidade--

Leia mais: 3 plantas medicinais para aliviar a dor da artrite

“Segundo a Farmacopeia Europeia, consiste no exsudato obtido por incisão no caule ou ramos da Boswellia, seco à temperatura ambiente. Boswellia é a origem do incenso usado nos templos religiosos orientais. Para isso, são utilizadas a Boswellia serrata e outras três variedades dessa planta originárias das serras da Índia”, explica o especialista.

Usado na medicina ayurvédica

É usada há séculos, e o farmacêutico também nos conta que nos antigos textos da medicina ayurvédica a utilidade da boswellia é descrita no tratamento de doenças reumáticas, como artrite , digestivas, hepáticas, do trato urinário, doenças respiratórias como asma, tosse e bronquite e para purificar o sangue, entre outras aplicações. “São tantas as virtudes e sua eficácia é tão comprovada, que nos últimos anos essa planta também começou a ser usada com bons resultados no resto do mundo, principalmente na Europa”, conta.

Quais são os benefícios contra a artrite reumatóide

A Boswellia tem propriedades para a saúde das articulações e é frequentemente usada para tratar doenças crônicas, como a artrite reumatóide . Vários dados científicos demonstraram que entre os ingredientes ativos da Boswellia, destacam-se os ácidos boswellicos, que têm uma importante ação inibitória sobre uma enzima pró-inflamatória (5-lipooxigenase) que causa inflamação, demonstrando assim a sua capacidade anti-inflamatória.


--Continua depois da publicidade--

Entre seus inúmeros benefícios estão:

  • Efeito anti-inflamatório, reduzindo o desconforto devido à inflamação nas articulações.
  • Propriedades antioxidantes que retardam o desgaste das articulações.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Melhora a mobilidade em pacientes com condições reumáticas, como artrite ou osteoartrite.
  • Melhora a cicatrização de feridas.

“Essa valiosa resina também é utilizada com bons resultados no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite ulcerativa, favorecendo a remissão dos surtos e reduzindo sua frequência”, acrescenta Mar Sieira.

Como aproveitá-lo

O especialista nos diz que o extrato de boswellia deve conter aproximadamente 65% de ácidos boswellicos. Está disponível em comprimidos, cápsulas e extrato líquido, que também pode ser usado topicamente nas articulações. A eficácia terapêutica desta planta nas doenças articulares e reumáticas é potenciada quando atua em sinergia com a cúrcuma ou o gengibre, pelo que por vezes pode ser encontrada combinada nas diferentes preparações existentes no mercado.

“Boswellia não é tóxica e não tem contraindicações ou efeitos colaterais. Não existem dados sobre a sua segurança durante a gravidez e lactação, pelo que é preferível evitar a sua utilização nestes casos”, conclui o farmacêutico.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br/
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

DIA 3 DE SETEMBRO
Evento beneficente, November Fest acontecerá no início de setembro em Lucas do Rio Verde
agosto 11, 2022
DIA DE VESTIBULAR
Inscrições para vestibular de Psicologia da Unilasalle Lucas podem ser feitas até às 18 horas
agosto 10, 2022
Lucas do Rio Verde
Aulas da rede municipal retornam nesta semana em Lucas do Rio Verde
agosto 10, 2022
AVALIAÇÃO
Binsfeld fala em mudanças na Expolucas e condena críticas: ‘Não sabem e não procuram saber’
agosto 10, 2022