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segunda-feira, 23 maio, 2022
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Benefícios da dieta mediterrânea

Este tipo de alimentação, típica das regiões banhadas pelo Atlântico, pode ser uma grande aliada da saúde, além de dar origem a pratos simplesmente deliciosos!
CENÁRIOMT

Se começarmos a pensar em modelos de alimentação saudável, é fácil que a primeira coisa que venha à mente seja a dieta mediterrânea .

Seus benefícios para o corpo são inquestionáveis ​​e existem muitos estudos que o apoiam.


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Quer saber mais sobre outra dieta? Jejum intermitente, a ‘dieta’ que veio para ficar

No entanto, existem também outros modelos válidos para uma alimentação saudável. É o caso, por exemplo, da dieta atlântica, enraizada no ADN culinário dos países banhados pelo Atlântico, e que em Espanha encontra na Galiza o seu maior expoente.

 Principais razões pelas quais a dieta mediterrânea é benéfica para a saúde:

1) É um tipo de alimento baseado em matérias-primas de alta qualidade . Não por acaso, associamos sempre a cozinha galega à ideia de uma ‘cozinha de produto’.

2) As elaborações buscam cozinhar o mais natural e simples possível para manter a qualidade dos ingredientes e seu valor nutricional.


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3) Há um consumo regular de peixes e mariscos , algo muito interessante nutricionalmente falando: são uma magnífica fonte de proteínas de alto valor biológico e, principalmente no caso dos azuis, de ácidos graxos ômega 3 .

4) O excesso de gordura e o cozimento excessivo são controlados.

5) Assim como na dieta mediterrânea, o uso do azeite é priorizado como principal gordura culinária, principalmente como molho cru.

6) Há também um alto consumo de frutas e hortaliças . Entre estes, destacam-se as couves, as couves, os nabos, os grelos… embora também estejam presentes feijões, pimentos, cebolas, cenouras, ervilhas e alho.

7) Em relação às batatas , estas costumam ser consumidas cozidas (uma das formas mais saudáveis ​​de as consumir). E é que um rico ‘cachelo’ se torna o acompanhamento perfeito para muitos pratos típicos deste tipo de dieta.

8) Os produtos lácteos também têm um papel preponderante, quer na forma de leite, mas também em derivados fermentados com benefícios adicionais (como os iogurtes ).

9) A carne vermelha , também presente na dieta atlântica, pode ser benéfica (sempre, sim, com moderação ), dado o seu alto valor proteico.

10) A dieta atlântica recomenda a ingestão abundante de líquidos , principalmente água como bebida de excelência.


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Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

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