Associação lança plataforma de denúncia de violência contra médicas

Segundo a AMB, além de violência física e psicológica, médicas podem denunciar discriminação no trabalho, preconceito de gênero nas contratações e desigualdade salarial.

Fonte: Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Brasília

Mais Médicos para o Brasil: divulgado médicos cubanos reincorporados
Mais Médicos para o Brasil: divulgado médicos cubanos reincorporados

A Associação Médica Brasileira (AMB) lançou uma plataforma para receber denúncia de casos de violência contra mulheres médicas.

O mecanismo foi disponibilizado no site da entidade.

As profissionais de saúde podem denunciar qualquer tipo de violência sofrida, seja física, psicológica ou por assédio ou discurso de ódio praticado pela Internet. Também podem ser reclamados ataques sexistas, racistas e outras ofensas.

Entre as práticas que podem ser objeto de queixa estão também desrespeito a direitos, como formas de discriminação no trabalho, preconceito de gênero em processos de contratação e remuneração desigual a de homens para funções iguais.

[Continua depois da Publicidade]

Para fazer a denúncia é preciso colocar dados pessoais como nome, e-mail, telefone de contato, registro profissional no respectivo conselho regional de medicina, município e estado e instituição onde trabalha.

As denúncias recebidas serão analisadas pela equipe responsável pelo projeto na AMB. Segundo o site oficial, as denúncias serão encaminhadas a “esferas pertinentes”.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.