Andar de bicicleta: os 8 benefícios para a saúde

Fonte: CENÁRIOMT

Andar de bicicleta: os 8 benefícios para a saúde
Andar de bicicleta: os 8 benefícios para a saúde FOTO:PIXABAY

Andar de bicicleta não é apenas sinônimo de saúde e diversão, é também uma maneira de chegar ao trabalho rapidamente ou de proteger o meio ambiente. Essas são algumas das principais vantagens de se locomover sobre duas rodas.

De acordo com o último Barômetro da bicicleta na Espanha, elaborado pela Rede de Cidades para Bicicletas e pela Direção Geral de Trânsito e publicado no final de 2019, cerca de 9 milhões de espanhóis usam a bicicleta semanalmente e mais de 4 milhões a utilizam em alguns uma vez quando se desloca para o trabalho ou estudo.

Leia também: Andar de bicicleta faz bem ao coração

Andar de bicicleta é uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos . E poucos exercícios combinam tão bem lazer e prazer com benefícios para a saúde .

[Continua depois da Publicidade]

ANDAR DE BICICLETA É RUIM PARA O ASSOALHO PÉLVICO?

Se você não está se recuperando de nenhuma condição nesta área, em princípio, não há razão para descartar o ciclismo. Claro, para que isso não mude, seria conveniente que você seguisse estas dicas:

  • Tente não pedalar em pé , pois é quando mais pressão é exercida no assoalho pélvico.
  • Use um selim adaptado às mulheres. Os selins “lifelong” fazem com que a mulher suporte todo o seu peso no músculo perineal, fazendo com que ele sofra sobrecarga. As selas adequadas são projetadas de tal forma que você apóia seu peso nos ossos do assento ou nos ossos pélvicos.
  • Verifique se a postura está correta. É importante que as costas estejam retas e levemente inclinadas para a frente, alinhadas com a pelve. A cabeça tem que estar erguida e o guidão alto.

Para obter mais benefícios para a saúde de seus passeios , alterne períodos de pedaladas mais intensas com outros de intensidade moderada. Desta forma, você estará praticando o exercício HIIT ( Treinamento Intervalado de Alta Intensidade ou treinamento intervalado de alta intensidade).

  • Comece sua sessão com um aquecimento de 10 minutos (escalada, plano falso ou plano), siga com 30 segundos de alongamento e depois 30 segundos de descanso. Repita a sequência 10 vezes. Quando terminar, faça uma pausa de 10 minutos e comece de novo.

Na galeria a seguir damos-lhe 8 motivos para fazer parte dessa percentagem da população que já se tornou adepta do ciclismo.

Desde melhorias na saúde cardiovascular até uma redução visível da celulite ou como medida de proteção ambiental… Andar de bicicleta tem tantos benefícios que não deve ser reduzido a uma atividade extra para ocasiões especiais.

A bicicleta tonifica as pernas

Isso sim. Você tem que ser constante . Se pegarmos a bicicleta uma vez a cada três meses e fizermos uma maratona, a única coisa que teremos são alguns cadarços doloridos.

  • Se, por exemplo, você for trabalhar todos os dias de bicicleta ou sair meia hora à tarde, verá como seus quadríceps e isquiotibiais estão tomando forma.

Andar de bicicleta fortalece os joelhos

Uma das articulações mais complicadas que mais nos fazem sofrer são os joelhos. Pedalar é uma forma de fortalecer os músculos sem o impacto do nosso peso corporal.

  • Os especialistas incluem dentro dos esportes que são benéficos para o funcionamento do joelho a bicicleta e o elíptico. Lembre-se de sempre levar o assento elevado.

Andar de bicicleta reduz os níveis de estresse

Andar de bicicleta, sobretudo ao fim-de-semana, para fazer um percurso de montanha não é uma atividade que exija muita concentração e permite passar um tempo só para si, o que aumenta a autoestima e nos faz sentir bem.

  • O estresse em pequenas doses é saudável, pois nos mantém alertas. No entanto, quando aumenta e se alonga ao longo do tempo, pode levar a sérios problemas de saúde.

Andar de bicicleta melhora seu sistema imunológico

Seu sistema imunológico também notará os benefícios. Isso é confirmado por um estudo realizado pela Universidade de Birmingham, que afirma que o ciclismo pode retardar os efeitos do envelhecimento e rejuvenescer o sistema imunológico.

  • A chave está no timo, o sistema linfóide primário especializado do sistema imunológico. O timo produz células imunes chamadas células T, cuja produção diminui após os 20 anos de idade. No entanto, os pesquisadores descobriram que os timos de ciclistas mais velhos geraram tantas células T quanto as dos mais jovens.

Andar de bicicleta ajuda a controlar o peso

Segundo especialistas, é uma das melhores atividades para queimar gordura e, portanto, reduzir o colesterol, uma das principais causas de doenças cardiovasculares.

  • Basta sair uma hora por dia com a bicicleta para queimar cerca de 500 kcal.

Andar de bicicleta fortalece as costas

Quando andamos de bicicleta, estimulamos pequenos músculos das vértebras dorsais e fortalecemos a região lombar (o que evita o aparecimento de hérnias de disco).

[Continua depois da Publicidade]
  • Certifique-se de manter uma posição correta em sua bicicleta em todos os momentos.

Andar de bicicleta reduz a celulite

Andar de bicicleta é um dos exercícios mais eficazes para combater a pele casca de laranja. O movimento não só evita o acúmulo de gordura queimando-a para produzir energia, como também realiza uma ação massageadora na pele que mobiliza ativamente água e toxinas.

  • Certifique-se de acompanhar o exercício com uma dieta adequada , rica em frutas e legumes e, acima de tudo, beber pelo menos 2 litros de água por dia.

A bicicleta protege o meio ambiente

Descartar o carro em favor da bicicleta não só beneficia a sua saúde , mas também a do planeta . A bicicleta é o meio de transporte mais ecológico que você pode usar na cidade.

  • A cada 3 quilômetros de bicicleta, economiza-se 1 quilo de CO².

E se você contribui para a redução da poluição , também está protegendo sua saúde. A poluição já é considerada um fator de risco cardiovascular como o tabaco.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.