28.2 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 13 agosto, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEAlimentos que ajudam a absorver melhor o ferro

Alimentos que ajudam a absorver melhor o ferro

É assim que você pode prevenir a anemia
Texto por CENÁRIOMT

As mudanças sazonais podem causar alterações no organismo que levam à anemia devido à falta de ferro em algumas pessoas predispostas a isso. E a deficiência desse mineral é um distúrbio muito comum na população. Até 30% sofrem com isso .

 Portanto, devemos tentar cuidar de nós mesmos o máximo possível para evitar que isso nos prejudique, pois a anemia por deficiência de ferro causa muito cansaço e fraqueza, prejudicando a saúde. Este é precisamente o sintoma mais claro de deficiência de ferro. Mas há outros indicadores.


--Continua depois da publicidade--

Isso também é interessante: Deficiência de ferro: você sabe como prevenir?

Por exemplo, dor de cabeça, queda de cabelo, palidez, falta de concentração, tontura ou sonolência são sinais que podem alertá-lo. 

Como mencionamos, a anemia por deficiência de ferro é causada pela deficiência de ferro, um mineral necessário para a formação da hemoglobina, que por sua vez transporta oxigênio para o cérebro.

Para repor o ferro que lhe falta “é aconselhável normalizar os níveis de hemoglobina com tratamento farmacológico oral ou endovenoso ”, indica o especialista. três vezes por semana” ajuda a prevenir ou tratar. 


--Continua depois da publicidade--

Além disso, como ele nos lembra, os níveis de ácido fólico, vitamina B12 e proteína devem ser controlados. E, principalmente, não deixe de ir ao médico se notar os sinais descritos acima, pois o tratamento da anemia deve ser individualizado.

Abaixo detalhamos quais alimentos você pode incluir em sua dieta para prevenir e combater a deficiência de ferro. 

Combine frutas e legumes para obter mais ferro

A vitamina C contida nestes alimentos ajuda a melhorar a absorção do ferro de outros alimentos como, por exemplo, legumes ou ovos, carne e peixe. Portanto, é recomendável incluir uma variedade de cores e fontes nutricionais em todas as refeições. Por exemplo, um prato revigorante para prevenir a anemia seria um composto de 50% de vegetais, 25% de proteína, que pode ser animal ou vegetal (alguns hambúrgueres de tofu) e farináceos ou cereais (batata, arroz, macarrão). Polvilhe suas saladas com flocos de levedura de cerveja, um alimento rico em ácido fólico. 

Farinha de Soja 

Quando pensamos em alimentos com ferro, imediatamente vem à mente a carne (quase sempre vermelha) ou o fígado. Mas muitos outros alimentos, que nem sempre são de origem animal, são ricos em ferro. Por exemplo, você já pensou em incluir a soja ou a farinha dessa leguminosa em suas receitas? 100 gramas de farinha de soja contém 8,4 mg de ferro. Você pode usá-lo para massa ou misturá-lo com farinha de trigo em seus biscoitos ou pão caseiro. 

O ferro de produtos animais conta muito 

Embora seja verdade que você pode obter ferro de alimentos vegetais, e alguns contêm mais do que um bife, é verdade que a combinação de heme (derivado de produtos animais) e ferro não-heme (de vegetais) é uma aposta vencedora. Por esse motivo, recomendamos que, embora baseie sua dieta em produtos à base de plantas, combine-os com proteínas animais, pois a biodisponibilidade, ou seja, o aproveitamento desse nutriente, é maior. 

Ácidos orgânicos 

As frutas contêm ácido málico e cítrico. Esses ácidos orgânicos melhoram a absorção de ferro dos alimentos e outros minerais. Além disso, ajudam a reduzir a fadiga, no caso do ácido málico e ácido cítrico, por sua vez, é um poderoso antioxidante . Comer um pedaço de fruta após uma refeição ou várias porções ao longo do dia garantirá uma boa absorção de ferro e ajudará a prevenir a anemia. 

Coma três porções de leguminosas por semana 

100 gramas de lentilhas, por exemplo, fornecem 15% das necessidades de ferro. Portanto, incluí-los em sua dieta semanal é uma excelente opção para evitar a anemia. Outras leguminosas, como feijão, ou grãos integrais, como arroz, também são alimentos muito ricos em ferro. O ideal é que combine os dois grupos , ou seja, cereais e leguminosas, o típico prato de arroz com lentilhas das nossas avós, e que adicione uma fruta cítrica para aumentar a absorção. Além do ferro, você obterá uma proteína completa.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje! 


--Continua depois da publicidade--
Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br/
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

AGOSTO DOURADO
Campanha para coleta de potes de vidro é lançada pelo Hospital São Lucas
agosto 13, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Ação promocional da CDL alusiva ao Dia dos Pais sorteia kits churrasco
agosto 13, 2022
INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022