22 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 04 julho, 2022
Publicidade
InícioSAÚDEAlimentos para combater a inflamação em mulheres com mais de 50 anos

Alimentos para combater a inflamação em mulheres com mais de 50 anos

Alimentos ricos em antioxidantes, ácidos graxos ômega 3 ou fibras ajudam a reduzir os marcadores de inflamação que aumentam quando a menopausa chega devido à diminuição do estrogênio.
Texto por CENÁRIOMT

Quais alimentos para combater a inflamação em mulheres com mais de 50 anos? Os estrogênios participam de muitas funções orgânicas.

Além da ovulação , eles estão envolvidos no metabolismo de gorduras e colesterol, baixam a pressão arterial, distribuem a gordura corporal …


--Continua depois da publicidade--

Saiba mais sobre o poder dos alimentos: 10 alimentos antienvelhecimento

Como a atividade ovariana cessa com a chegada da menopausa, a diminuição do estrogênio pode aumentar a resistência à insulina e os níveis de glicose no sangue, assim como o acúmulo de gordura visceral , o que favorece o aumento de marcadores inflamatórios como a proteína C reativa .

Quais alimentos para combater a inflamação em mulheres?

1. ENDÍVIA

É uma das folhas verdes com maior ação anti-inflamatória devido à grande quantidade de ácidos graxos ômega 3 tipo ALA (ácido alfa-linolênico) que contém.

O ômega 3 contribui para níveis ótimos de colesterol no sangue porque aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), que é responsável pelo transporte do colesterol LDL (ruim) de volta ao fígado para eliminação. Níveis baixos de colesterol bom favorecem o acúmulo de placa.


--Continua depois da publicidade--

2. ESPINAFRE

É outro dos vegetais de folhas verdes com notável ação anti-inflamatória devido ao seu conteúdo em ômega 3, mas também em vitaminas do grupo B.

Níveis elevados dessas vitaminas estão associados à redução de marcadores de inflamação, como proteína C reativa ou interleucina 6 .

3. RÚCULA

Seu conteúdo de sulforafano torna este crucífero um grande antioxidante . A queda do estrogênio na menopausa aumenta a oxidação no organismo e vegetais como a rúcula ajudam a neutralizar esse efeito.

4. COUVE

Além do sulforafano , como todos os vegetais crucíferos, a couve é muito rica em vitamina E. Esta vitamina é um ótimo antioxidante e também ajuda a reduzir o ressecamento das mucosas, seja vaginal ou ocular.

5. AZEITE EXTRA VIRGEM

Estudos realizados revelam que o teor antioxidante do azeite tem um efeito comparável ao dos corticosteróides ou anti- inflamatórios como o ibuprofeno.

Deve ser extra virgem para fornecer substâncias antioxidantes. Se estiver acima do peso , não tome mais de 4 colheres de sopa de azeite por dia porque é muito calórico (90 kcal por colher de sopa).

6. BRÓCOLIS, COUVE-FLOR, COUVE DE BRUXELAS

Os vegetais crucíferos em geral são os vegetais com maior ação anti -inflamatória (couve e rúcula também estão incluídas neste grupo).

Os vegetais crucíferos também reduzem o risco cardiovascular , que aumenta na menopausa porque o efeito protetor do estrogênio desaparece.


--Continua depois da publicidade--

Consuma-os 2 ou 3 vezes por semana temperados com sementes de mostarda para potenciar a sua ação anti-inflamatória.

7. NABO

É outro dos alimentos com poder anti-inflamatório que também é muito rico em cálcio .

Incluir este alimento em ensopados ajuda a reduzir o risco de osteoporose . O nabo também ajuda a eliminar o ácido úrico, que tende a aumentar com a idade.

8. CEBOLA

Contém inulina , uma fibra prebiótica que alimenta os bons micro-organismos do intestino . Uma flora intestinal equilibrada é fundamental para impedir a passagem de substâncias inflamatórias para o sangue.


--Continua depois da publicidade--

As cebolas também são ricas em quercetina, uma substância super antioxidante que é abundante em maçãs e alcaparras .

9. CEREJA

Ajuda a reduzir os níveis de proteína C reativa no organismo e a eliminar o excesso de ácido úrico.

Em pacientes com artrite reumatóide, as cerejas ajudam a controlar os surtos graças à sua ação anti-inflamatória.

10. ALHO

Contém alicina , um poderoso anti-inflamatório. Se você não gosta de alho, pode aquecê -lo na panela com óleo e retirá-lo antes de preparar os alimentos. Os compostos de enxofre no alho terão passado para o óleo, mas não o prejudicarão.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Obra da escola do Parque das Emas segue em ritmo acelerado
julho 03, 2022
Lucas do Rio Verde
Campeonato Municipal de Futebol 7 entra na fase final
julho 03, 2022
CLASSIFICAÇÃO INÉDITA
Grupo Santos goleia em noite inspirada de Leozinho e garante vaga nas semifinais da Copa do Brasil
julho 03, 2022
Lucas do Rio Verde
Cultura realiza exposição de telas e quadros no Paço Municipal
julho 02, 2022